Amplo, acolhedor e interativo. Foi esse o espaço que Ariel da Silva Lima, de nove meses, encontrou no hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá, quando precisou de assistência para se tratar de bronquiolite, que é uma infecção viral nas vias respiratórias inferiores de bebês e crianças com menos de 24 meses de idade.
Sua mãe, Adriane Silva, foi positiva ao relatar a diferença que a brinquedoteca, uma novidade da unidade, fez na recuperação do seu pequeno. “Estou muito satisfeita pelo tratamento que o meu filho recebeu. Ele brincou e se divertiu bastante. Acredito que o ambiente possibilitou avanço na sua recuperação. Os envolvidos estão de parabéns”, agradeceu.
A iniciativa foi idealizada pela gerente administrativa do hospital, Waldiane Almeida, e a concretização do projeto, que era um sonho antigo da gestão do hospital, contou com a parceria da Vara Criminal da Comarca de Tarauacá, por meio dos esforços do juiz de direito Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga.
O ambiente vem revolucionando o tratamento ao público infantil de umas das maiores cidades da região do Juruá. “Além das crianças, os acompanhantes e visitantes desfrutam do espaço, que oferta atividades voltadas à leitura; disponibiliza móveis planejados para proporcionar bem-estar físico e emocional aos bebês; e dispõe de uma variedade de brinquedos educativos. Estudos apontam que o ambiente hospitalar gera uma experiência de estresse nas crianças e a inserção de atividades lúdicas humaniza o atendimento e colabora com a recuperação delas”, ratificou Waldiane Almeida.
Inauguração da brinquedoteca
Após análise e aprovação, feitas pelo Ministério Público (MP) de Tarauacá e pela Vara Criminal da Comarca do município, o inovador projeto foi aprovado. A inauguração do espaço foi realizada no dia 6 deste mês, e a cerimônia foi prestigiada pelo promotor de justiça, Júlio César de Medeiros, pelas magistradas Bruna Barreto Perazzo Costa e Isabela Vieira de Souza Gouveia, além do supervisor administrativo do TJAC, José Alex de Souza Martins; do coordenador das rádios institucionais na região, Albanir Moraes, e de funcionários da unidade.
“O Projeto da ‘Brinquedoteca Hospitalar’ já é uma realidade de sucesso em muitos lugares do país, e contou com uma justificativa fundamentada em bibliografia autorizada para o MP dar parecer favorável à liberação dos recursos públicos, comprovando o quanto um espaço lúdico é importante para a recuperação da criança, além de possibilitar momentos de aprendizagem, prazer e alegria dentro do hospital, amainando, assim, eventuais traumas psicológicos devido às pretensas internações infantis”, destaca o promotor Júlio César de Medeiros.
O gerente-geral, Francisco Assis Sampaio, falou da satisfação em poder contar com o benefício na unidade e da parceria exitosa com o Poder Judiciário. “Em 2023, celebramos esse importante fruto da parceria com o Tribunal de Justiça do Acre. É uma satisfação participar dessas iniciativas que promovem políticas que beneficiam, com importantes avanços, a Saúde do nosso município. A brinquedoteca ameniza as dores e o sofrimento que as enfermidades trazem às crianças. É um espaço que melhora a avaliação das famílias das crianças sobre a unidade e os serviços por ela prestados”, enfatizou.
“A brinquedoteca é de extrema importância, pois, além de ser um direito da criança, possibilita oportunidades que contribuem para o desenvolvimento daqueles que a frequentarem. Colabora de maneira significativa com o tratamento, sobretudo com aqueles que precisam permanecer internados”, completou o supervisor administrativo do TJAC, José Alex de Souza Martins.