Reconquistar a dignidade. Foi essa a realidade que motivou a alegria e risos no rosto de Francisco das Chagas de Almeida, 13 anos, na manhã desta quarta-feira, 3, em Cruzeiro do Sul, quando recebeu das mãos da coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Diani Carvalho, uma cadeira de rodas novinha.
O benefício, de acordo a família, foi um ganho para a vida do adolescente. “A vida do Francisco mudou quando sentou nesta cadeira rodas. O meu menino era usuário de uma cadeira antiga, que passou por adaptação para atender suas necessidades por conta de problema de coluna. A partir de agora, tudo ficará mais fácil para ele. Quando o vejo feliz e animado, o meu coração se enche de gratidão”, declarou a mãe, Maria Paulina de Almeida.
Com a entrega de dezenas de cadeiras de rodas, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), amplia o número de beneficiados da oficina ortopédica do Hospital Dermatológico, em Cruzeiro do Sul. O acesso ao benefício atendeu a critérios estabelecidos em análise de cadastro, que visa atender as necessidades pessoais dos usuários.
A gestora Diani Carvalho fez um discurso emocionado ao falar da política estadual que põe a vida humana em primeiro plano e que vem revolucionando a Saúde em todas as regiões do estado.
“Realizar o sonho de cada paciente que hoje se faz aqui presente é um marco histórico para a Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira. Estamos tirando do papel a política que cuida das pessoas com deficiência. Esse é mais um significativo avanço do projeto que vem levando saúde para mais pertinho dos acreanos. Após muita dedicação, hoje estamos ofertando melhorias para a oficina ortopédica da região, que acolhe um público que por muitos anos foi desassistido pelo poder público. Estamos muito felizes e orgulhosos por este momento”, proferiu a coordenadora.