Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para as mulheres, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou, na quarta-feira, 24, e quinta, 25, reuniões para levantar os resultados das atividades relativas ao tema desenvolvidas em 2023 no estado. A pasta recebeu representantes de diferentes instituições, para discutir as principais estratégias para 2024.
De acordo Neuda Muniz, chefe do Departamento de Fortalecimento Institucional de Ações Temáticas e Participação Política da Semulher, houve o levantamento dos resultados de todas as secretarias, autarquias e fundações que atuam em questões relativas às políticas públicas para as mulheres.
“São aquelas entidades que atuam, também, nas ações que visam à autonomia econômica, cultural e pessoal, igualdade no mundo do trabalho, direito à terra e valorização das mulheres do campo e da floresta”, reforçou Neuda, acrescentando que também foram discutidas questões como educação inclusiva, não sexista, não racista, não lesbofóbica, além de abordagens de cultura, comunicação e mídias igualitárias, democráticas e não discriminatórias.
Uma das participantes foi Laura Elisa Pontes, representante da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), que reforçou a importância da reunião. “Além da questão da motivação, de fazer parte desse momento histórico da reimplantação da Secretaria da Mulher, também há o fortalecimento vindo por meio de dados. Ter essa base [de dados], principalmente no que diz respeito à integralidade da mulher, é muito importante para que venham outros fomentos, outros recursos e melhorias em todos os âmbitos do governo”, observou.