Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Com apoio do governo, ator Daniel Scarcello apresenta nova temporada do solo teatral Cabo de Guerra – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Janeiro Branco

Com apoio do governo, ator Daniel Scarcello apresenta nova temporada do solo teatral Cabo de Guerra

O artista acreano Daniel Scarcello deu início neste sábado, 27, à nova temporada de apresentações do solo teatral Cabo de Guerra. Com apoio do governo do Estado, que incluiu a peça na programação oficial da Campanha Janeiro Branco, o solo estará em cartaz neste domingo, 28, em duas sessões às 16h e 19h; na terça-feira, 30, às 10h e 16h e na quarta-feira, 31, às 15h e 18h, no Teatro de Arena do Sesc-Centro.

Solo estará em cartaz neste domingo, 28, em duas sessões às 16h e 19h; na terça-feira, 30, às 10h e 16h e na quarta-feira, 31, às 15h e 18h, no Teatro de Arena do Sesc-Centro. Odair Leal/Sesacre

A partir deste ano, a campanha Janeiro Branco se tornou oficial em todo o país. Portanto, além da apresentação para o público geral, Cabo de Guerra também terá seis sessões, dessa vez com ingresso gratuito, que pretendem contemplar cerca de 600 pessoas. Trata-se do projeto Cabo de Guerra – Janeiro Branco, aprovado no Edital do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e conta com o apoio Institucional do governo do Estado do Acre.

“A intenção dessa ação social é a democratização do acesso à cultura e ao teatro. Hoje, migrantes e pessoas em penas alternativas acessaram um espetáculo onde puderam compreender a importância de cuidar da saúde mental, de se expressar e de que tudo que sentem é válido e de suma importância. Isto também é assistência em saúde”, ponderou o chefe do Núcleo de Populações Prioritárias e Vulneráveis da Sesacre, Nakágima Sanllay.

A parceria também foi exaltada pelo artista que destacou: “A parceria com a Sesacre foi muito importante porque a gente pôde oportunizar essas apresentações para pessoas que normalmente não iriam, não vão ao teatro, não têm acesso e que também muitas vezes são afetadas pelas questões que a gente traz na peça. Então com essa parceria, foi uma forma importante de ajudar a gente a concretizar o que o projeto se propõe, que é fazer essas apresentações para esses públicos”, disse Daniel Scarcello.

Além da apresentação para o público geral, Cabo de Guerra também terá seis sessões, dessa vez com ingresso gratuito. Foto: Cedida

A juíza de Direito Andréa Brito, titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco, também esteve presente na primeira apresentação e ressaltou a importância da ação.

“Quero também parabenizar a Sesacre, a Central Integrada de Alternativas Penais. Hoje a Política Nacional do Judiciário tem buscado trabalhar a atenção às pessoas mais vulneráveis, em destaque aqui pessoas em situação de rua, imigrantes, LGBTQIA+. E, nessa perspectiva, está entre suas principais preocupações a não criminalização das pessoas por estarem em contexto de exclusão econômica. Então, enquanto Poder Judiciário, não podemos aprofundar essas distâncias e estigmas, e o evento de hoje ele tem mostrado que pode inserir pessoas em vulnerabilidades acrescidas no espaço de cultura, de lazer e de cuidado”, ressaltou a juíza.

Conforme a sinopse da obra, em Cabo de Guerra, o público irá acompanhar o jovem Lucas que, em seu quarto, luta contra dores físicas que despertam medo, angústia e ansiedade. Entre choro, raiva e desespero ele compartilha depoimentos de outras pessoas que passaram por situações semelhantes ou piores. Ao relatar seu processo, expurgar seu medo e encontrar sua luz, Lucas nos faz refletir sobre nós mesmos e sobre como lidamos com nossos conflitos internos e externos.

“Estamos muito felizes de retomar o espetáculo, ainda mais neste período significante para a pauta. Durante a primeira temporada tivemos um retorno muito positivo e estou muito feliz de poder contar novamente essa história que aborda uma questão tão necessária e atual, que é a saúde mental”, comenta Scarcello.

O projeto utilizou os dados do Índice Instituto Cactus-Atlas de Saúde Mental (iCASM) de 2023 para identificar as pessoas mais afetadas por questões de saúde mental no país e, assim, recortar o público alvo do projeto: pessoas com baixa renda (em busca de emprego), mulheres, jovens e pessoas LGBTQIAPN+. Ainda foram inseridas pessoas surdas e a população indígena.

Venezuelana se identificou com a peça. Foto: Odair Leal/Sesacre

A linguagem simples, direta e acessível ao grande público, fez com que até mesmo a venezuelana Yomedi Maria, de 49 anos, que não fala português e está abrigada há um mês no Acre, compreendesse os temas abordados. Isso porque, segundo suas próprias palavras, ela se identificou com muitas das questões relatadas como a ansiedade.

“Eu sofro dos mesmos sintomas que ele relatou há muito tempo. A depressão, a ansiedade, a raiva, tudo. Gostei muito dessa forma de falar [teatro] sobre o tema porque ele explicou como acontece tudo, os sintomas e tudo mais”, conta a venezuelana.

Para mobilizar o público específico, o projeto conta com a parceria do Departamento de Humanização do Estado do Acre e do Núcleo de Populações Prioritárias e Vulneráveis por meio da Secretaria de Saúde-(Sesacre); Central Única das Favelas (CUFA); Casa Rosa Mulher; Movimento Jovens do Futuro /Comitê Chico Mendes; Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Psicossocial Euclides Fernandes Távora (NEPSE); Grupo Arte de Ser; Centro de Apoio ao Surdo (CAS), Associação dos Surdos do Acre; Juventude do Povo Huni Kuin de Rio Branco, por meio da FEPHAC, além do apoio do Sesc Acre e da Usina de Arte João Donato.

Ingressos

Foto: Odair Leal/Sesacre

Cabo de Guerra estreou em abril de 2022, em Rio Branco, por meio da Lei Aldir Blanc 2021 e foi destaque no Dia Mundial da Criatividade (2022), no Acre. O texto tem como base a experiência pessoal do ator, aliado a depoimentos colhidos de pessoas de todo o país durante o processo de pesquisa, e com referencial teórico apoiado em nomes como Carl Jung, Thich Nhat Hanh, Christian Dunker e Rumi.

As apresentações gratuitas serão realizadas no Teatro de Arena do Sesc e seguidas por debates com profissionais da psicologia, que são: Jorgenilce Alves, João Auricélio, Rodrigo Gomes, Sandra Ortiz e Leandro Rosa.

O trabalho é fruto da união de artistas acreanos de diferentes gerações. Com ideia, texto e atuação de Daniel Scarcello, a montagem conta com a direção de Clarisse Baptista, coreografias de Felipe Barbosa, trilha sonora original de Jorge Anzol e iluminação de Luís Rabicó.

Os ingressos custam R$20 (entrada inteira) e R$10 (meia entrada) e podem ser adquiridos antecipadamente por meio do contato 68 999617599.

 

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464