O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), conseguiu, na tarde dessa quinta-feira, 8, a liberação da Marinha do Brasil, para que a Balsa Rio Liberdade, em Xapuri, opere normalmente. Assim, a população já voltou a utilizar o transporte.
A diretora de Portos e Aeroportos, Thaís Cabral, esteve reunida com o capitão-tenente da Marinha, Alan Costa, na Agência Fluvial de Boca do Acre, no Amazonas, e falou da importância da embarcação para os moradores da região.
“Quase metade da população de Xapuri mora no Bairro Sibéria e depende da balsa. Recorremos à Marinha, reforçamos a importância da embarcação para os produtores rurais, que conseguem acesso a serviços públicos essenciais como saúde, educação e segurança exclusivamente por esse meio de transporte”, afirmou Thaís Cabral.
Além disso, Cabral reforçou que o Deracre trabalha na regularização de uma nova embarcação.
A liberação da Balsa Rio Liberdade segue protocolos exigidos pela Agência Fluvial, que garantiu o retorno das atividades de embarque e desembarque.