O governo do Acre, em virtude da grande quantidade de chuvas que atingiu o estado nesta semana, decretou nesta sexta-feira, 23, estado de alerta. O documento prevê a constituição de equipes multidisciplinares para articulação, coordenação e atendimento de situações emergenciais em razão do período de chuvas. O decreto é válido por 30 dias a contar da data da publicação. No interior, o município de Jordão decretou Situação de Emergência.
Na capital, o Rio Acre atingiu a cota de transbordo (14 metros) na noite desta sexta-feira, 23. Na manhã deste sábado, 24, o manancial amanheceu com 14,67m.
Ao todo, quatro mananciais transbordaram em Rio Branco: Rio Acre, igarapés Batista, São Francisco e Dias Martins. Há 14 bairros atingidos: Vila Maria, Parque das Palmeiras, Hélio Melo (Sapolânndia), Mocinha Magalhães, Bairro da Paz, Conquista, Edson Cadaxo, Sobral, Tropical, Adalberto Aragão, 6 de Agosto, Ayrton Senna, Volta Seca, São Francisco.
Há um total de 5 abrigos, sendo 1 indígena.
Rio Branco
Pessoas desalojadas: 36
Pessoas desabrigadas: 101
Ocorrências atendidas: 68
Pessoas atendidas: 137
Assis Brasil
Famílias desalojadas: 34
Famílias desabrigadas: 57
Pessoas desalojadas: 161
Pessoas desabrigadas: 331
Abrigos: 4
Brasiléia
Famílias retiradas: 181
Pessoas desalojadas: 160
Pessoas desabrigadas: 21
Abrigos: 2
Em caso de emergência ligue 193
Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), por meio do 193.
Há um efetivo empenhado (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias de Estado) para atender as famílias necessitadas.
Obs: Os números podem sofrer alterações de acordo com o horário de divulgação deste boletim.
Confira o relatório direto no site do Corpo de Bombeiros.
Previsão para os próximos dias
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), alerta para a continuidade das chuvas no estado.
De acordo com o meteorologista e analista em Ciência e Tecnologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Centro Regional de Porto Velho (Censipam-CR/PV), Luiz Alves dos Santos Neto, há previsão de chuva com volume acumulado entre os dias 22 e 28 de fevereiro de 20 mm até 90 mm, onde as chuvas deverão estar acima do esperado para o período analisado na região do Juruá e Alto Acre. Na região de Tarauacá/Envira, Purus e Baixo Acre deve ocorrer um volume de chuva abaixo do esperado para o período.