Considerando a situação crítica e a necessidade de garantir assistência aos povos indígenas, o governo do Acre, por meio do Instituto Penitenciário de Administração (Iapen) e do Instituto de Meio Ambiente (Imac), enviou nesta terça-feira, 5, donativos para as aldeias do Alto Purus.
O caminhão do Iapen chegou a Manoel Urbano na tarde desta terça-feira, 5, e 400 cestas básicas e kits de limpeza foram colocados numa embarcação em direção a Santa Rosa do Purus, com a ajuda de moradores locais.
“Estamos enviando sacolões e materiais de limpeza, que serão entregues nas comunidades aos indígenas que estão sofrendo com a perda de plantações e seus insumos. O governo do Estado e a Prefeitura de Santa Rosa estão fazendo o seu trabalho, que é levar a assistência necessária a essas famílias isoladas”, destacou o presidente do Imac, André Hassem.
Nos municípios de Santa Rosa e Manoel Urbano, as populações indígenas e ribeirinhas foram as mais afetadas pela elevação do nível do Rio Purus. Pela proximidade entre as cidades, Manoel Urbano passou a receber muitos indígenas vindos do município vizinho. Ao todo, já são 600 pessoas divididas nos quatro abrigos da cidade.