Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Procon do Acre divulga ranking de empresas com maior número de reclamações durante o ano de 2023 – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Dia do Consumidor

Procon do Acre divulga ranking de empresas com maior número de reclamações durante o ano de 2023

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realizou, nesta sexta-feira, 15, data em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, a divulgação do Cadastro e Reclamações Fundamentadas, documento em que se divulga o ranking das empresas que obtiveram o maior número de reclamações no ente, durante o ano de 2023. O evento, que inaugura a Semana do Consumidor, foi realizado na sede do instituto.

Divulgação do Cadastro abre as programações da Semana do Consumidor do Procon/AC. Foto: Emely Azevedo/Procon/AC

As dez empresas mais reclamadas no órgão foram: Energisa, Claro, Banco Bradesco, OI, Banco Pan, Banco do Brasil, Telefônica Brasil, Tim, Banco BMG, Banco Daycoval.

Toda a listagem consta no Diário Oficial do Estado (DOE). A publicação visa dar publicidade à sociedade quanto à conduta de fornecedores, incentivá-los à melhoria contínua, assim como informar os consumidores e subsidiar políticas públicas.

Conforme dados do Procon em 2023, a autarquia recebeu mais de 17.928 mil atendimentos, o que representa um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior, realizados de maneira presencial, via telefone e online. Os tipos de atendimento do Procon são: denúncia, consulta e reclamação, das quais foram registradas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, 5.580 reclamações que se tornaram procedimentos administrativos, com observância ao devido processo legal.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, ressalta que o órgão é a primeira instituição pública que o consumidor procura quando se depara com um problema sobre a relação de consumo.

“O Procon tem a finalidade de planejar, coordenar e executar a política pública de defesa do consumidor no estado do Acre. Somos nós que realizamos o atendimento ao consumidor para recebimento de reclamações de consumo e endividamento, realizamos a educação para o consumo para todos os públicos, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, que são vulneráveis, e também orientamos e fiscalizamos os estabelecimentos comerciais do estado”, salienta.

Publicação do cadastro obedece a recomendação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Foto: Emely Azevedo/Procon/AC

A diretora Administrativa do Procon/AC, Camila Lima, explica que o cadastro de reclamações fundamentadas nada mais é do que a demonstração das empresas que mais são reclamadas, as empresas que atendem às demandas dos consumidores e as empresas que não atendem às demandas.

“Com isso buscamos dar publicidade à sociedade de como está a relação dos empresários, dos lojistas com a preocupação no cumprimento das normas de Defesa do Consumidor e também buscar um melhoramento desse serviço para aquelas empresas que estão no ranking como empresas que não atendem e não conciliam junto ao Procon, às demandas que são registradas aqui”, destaca.

A programação da Semana do Consumidor será realizada até a próxima sexta-feira, 22, e conta com uma vasta programação, dentre elas, a Cerimônia de Premiação do Programa Rota da Qualidade 2023, realizada em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AC). Serão realizados mutirões de renegociação de dívidas, ações fiscalizatórias, palestra e distribuição de material educativo nos centros comerciais da capital e do interior do estado.

 

Lista das empresas que mais receberam reclamações no Procon/AC em 2023, da posição do 1º ao 10º lugar. Gráfico: divulgação

Confira a lista completa das empresas, no DOE:

DO17105080673954 (1)

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464