Em suas primeiras edições, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) promove duas ações simultâneas visando fortalecer os laços com a população do interior: O Abraço Cultural e o projeto de articulação institucional para o reconhecimento, fortalecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural do Acre.
O Abraço Cultural inicia-se nesta quarta-feira, 18, no município de Rodrigues Alves. Shows musicais, contação de histórias, cinema, dança, teatro e rodas de conversa são algumas das atividades promovidas pelo Abraço. Essas ações serão realizadas por artistas locais, a fim de oportunizar e incentivar a cultura da região. A programação de cada cidade poderá ser consultada através das redes sociais e do portal de cultura da FEM, a partir do dia 16. O evento segue por toda a região do Juruá até o dia 29 de agosto.
Já o projeto de articulação institucional começa nesta segunda-feira, 16, em Cruzeiro do Sul e segue para os municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó. O objetivo deste projeto, articulado pela Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) da FEM, é de auxiliar na implementação das leis municipais de patrimônio histórico e cultural. Ele conta com parcerias entre as Secretarias Municipais de Cultura de cada cidade. O projeto segue até dezembro de 2021.
Para o presidente da Fundação, Manoel Pedro, o Correinha, ações como essa fomentam a cultura local, já que os fazedores e gestores de cultura também são envolvidos no projeto. “Isso amplia o entendimento sobre as políticas culturais de todo o Estado, fazendo com que elas sejam mais valorizadas por toda a comunidade”, conta.
Todos os eventos exigem o cumprimento das normas estaduais de saúde, como o uso de máscaras, álcool em gel e também zelando pelo distanciamento social.