A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com os 22 municípios acreanos, alcançou, no fim de novembro, 100% de adesão ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), tornando o Acre o primeiro do país a concluir o ciclo.
Lançado em 2011, o programa inclui todas as equipes de atenção básica e tem como objetivo incentivar os gestores e suas equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. É executado por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.
Para a gerente da Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família, Marília Carvalho, nesta fase que se renova assumem-se grandes responsabilidades quanto aos ajustes a serem desenvolvidos pela atenção básica no estado.
“É importante ressaltar que no fim desse processo temos que dar respostas às pactuações firmadas com as gestões municipais e que essas sejam positivas”, destacou Marília.
Por meio do programa, o repasse de recursos de incentivo federal é elevado nos municípios participantes que apresentam melhora significativa no padrão de qualidade do atendimento. O painel de adesões está disponível em: http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/pmaq_relatorio/relatorio/adesaopmaq.