Os bons resultados obtidos pelo Acre na área de Segurança Pública nos últimos três anos são reflexos fiéis da integração das forças policiais e do forte investimento, pelo governo do Estado, tanto na capacitação como no aparelhamento das tropas, que influenciam, de forma contundente, no empenho e desempenho individual de cada integrante do setor, cumprindo, na essência, os conceitos implementados pela atual gestão da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) desde 1º de janeiro de 2019.
Números estatísticos atualizados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) ratificam as periódicas quedas nos índices de criminalidade em todo o território acreano. De acordo com os resultados do recente estudo, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, foram registrados, no Acre, 12 latrocínios (roubo seguido de morte), enquanto do dia 1º de janeiro ao dia 22 de dezembro deste ano, registrou-se 7 ocorrências do mesmo tipo, alcançando-se uma queda de 41,67%.
No que se refere aos crimes de homicídios, considerando-se o mesmo período 1° de janeiro de 2020 a 22 de dezembro 2021, a redução atingiu 40,53%, que, em números concretos, alcança 107 mortes a menos pelo tipo criminal.
Outro resultado expressivo alcançado no estado foi referente ao número de mortes decorrentes de intervenção policial: 27 registros em 2020, contra 11 ocorrências, até o dia 22 de dezembro de 2021. A redução foi de 59,26%.
Todo esse avanço na área de segurança pública, alcançado pelo Acre nos últimos anos, coloca o estado, segundo a última edição do Monitor da Violência, criado pelo G1, como a unidade da Federação com maior queda no índice de homicídios no país, com redução de 29,7%, comparando-se ao mesmo período de 2020.