Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Após reativação, Acre é o primeiro estado a apresentar projeto ao Fundo Amazônia – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Carta consulta

Após reativação, Acre é o primeiro estado a apresentar projeto ao Fundo Amazônia

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Planejamento (Seplan), recebeu nesta quarta-feira, 18, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma). O estado é o primeiro a apresentar o projeto ao Fundo Amazônia após a reativação, com o nome “Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero”, .

Equipe do BNDES foi recebida no Cigma pela secretária do Meio Ambiente. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

A equipe do BNDES foi recebida pela secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, o diretor de Meio Ambiente, André Pellicciotti, o coordenador do Cigma, Cláudio Cavalcante, pelo diretor de Captação e Monitoramento de Recursos da Seplan, Alexandre Tostes, e pela assessora técnica, Kelry Cavalcante.

A visita teve como objetivo analisar a aprovação da carta consulta para a efetivação de mais de R$ 97 milhões em recursos para execução do projeto do Estado.

O gerente do BNDES, André Ferro, disse que a visita ao Estado faz parte do processo de avaliação das propostas apresentadas ao Fundo.

“Estamos com uma equipe do banco aqui hoje para conhecer melhor a estrutura, ver a compatibilidade do que foi pedido, conhecer um pouco mais de perto a ação de cada secretaria, de cada órgão que está solicitando recurso, para entendermos melhor as necessidades. Então, está sendo uma visita muito produtiva e estamos consolidando a nossa opinião para encaminhar para a diretoria do BNDES. Nosso objetivo é até o final do ano aprovarmos a proposta”, afirmou.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, explicou que a reunião foi importante no sentido de mostrar as ações que vem sendo executadas, demonstrando a capacidade operacional e de gestão do Estado.

“No Cigma, apresentamos as nossas estratégias de geoprocessamento e monitoramento ambiental e as ações voltadas para a gestão de Comando e Controle Ambiental. O avanço nas ferramentas de monitoramento e integração das bases de dados que tem orientado a tomada de decisões e apresentado resultados na redução dos alertas de desmatamento e queimadas no Estado, com números expressivos. Reduzimos os alertas de desmatamento, este ano em 75%, em comparação com o ano passado, e os focos de queimadas em 45% em relação a 2022″, ressaltou a secretária.

Representantes do BNDES visitaram o Viveiro da Floresta. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

A equipe visitou ainda o Viveiro da Floresta, que no primeiro projeto do Acre, do Fundo Amazônia, teve implantada a Biofábrica de mudas micropropagadas.

Na parte da tarde, a equipe seguiu em agenda, dessa vez na Seplan, onde conversou com representantes de várias outras secretarias e autarquias, entre elas, com os representantes do Instituto de Meio Ambiente do Acre, Ana Paula Souza, diretora de Indústria, Infraestrutura, Atividades Rurais e Florestais; Daniel Valle, chefe da Divisão de Controle Ambiental e Rodrigo Henning; chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, que falaram sobre a atuação da autarquia nas ações de comando e controle ambiental de ilícitos ambientais, bem como, da importância do sistema de fiscalização informatizado e de modernização do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental, com vistas a dar celeridade aos processos autorizativos e atuar de forma eficaz no combate dos ilícitos ambientais no estado.

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e a Sema são responsáveis pela apresentação e coordenação da captação de recursos junto ao Fundo Amazônia. A Seplan é responsável pela gestão operacional e a Sema pela supervisão técnica.

Na parte da tarde, o Imac apresentou as considerações à equipe. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

O Fundo Amazônia tem a finalidade de captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.

É esperado que ao final da execução do projeto, que inicialmente possui o cronograma de 48 meses, boas práticas produtivas sejam alcançadas, como a regularização e destinação fundiária e dos passivos ambientais, além do fortalecimento das secretarias que atuam prevenindo e coibindo os ilícitos ambientais, com contribuição substantiva ao alcance dos objetivos e metas do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ/Acre).


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464