Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre é o primeiro estado do país a sancionar Lei de Ciência e Tecnologia – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Com Marco Legal

Acre é o primeiro estado do país a sancionar Lei de Ciência e Tecnologia

AC será o primeiro estado do país a sancionar Lei de Ciência e Tecnologia de acordo com o Marco Legal da ciência, tecnologia e inovação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil na terça-feira, 25, com a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, e representantes institucionais vinculados à área, para tratar da sanção da Lei Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que deverá ocorrer no dia 19.

O Acre será o primeiro estado da federação a sancionar a lei de acordo com o que estabelece o marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, posto em vigor no ano passado, pela então presidente Dilma Rousseff.

“Esta é uma ação que nos agrada muito. A Casa Civil vai proceder com a análise jurídica e vamos incorporar isso para obter as melhores respostas. Haverá, ainda, uma carta de intenções para garantir a motivação da sociedade”, disse Tião Viana.

Participaram, ainda, da reunião, representantes da Secretaria de Estado de Indústria (Sedens), e de  instituições como a Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac) e Federação das Indústrias do Acre (Fieac), que estão colaborando com a criação e efetivação da lei.

“Hoje foi o lançamento da minuta da lei estadual de ciência e tecnologia para a Casa Civil que, posteriormente, encaminhará para a Aleac [Assembleia Legislativa do Acre], para apreciação e aprovação. Nossa idealização é de acordo com o que o estado precise abrangendo todas as instituições vinculadas”, explicou a gestora.

O Marco Legal da ciência, tecnologia e inovação

O marco legal permite que professores em regime de dedicação integral desenvolvam pesquisas dentro de empresas e que laboratórios universitários sejam usados pela indústria para o desenvolvimento de novas tecnologias — em ambos os casos, com remuneração.

“Este é um passo muito importante que combina com o processo da ciência no Acre. Temos um potencial muito grande e vamos chegar a carga de 300 doutores na universidade. Além disso, vamos concretizar o centro de ciência e energia já que temos todo o material de recursos humanos para pô-lo em prática”, disse o pró-reitor de ensino da Ufac, Alexandre Hid.

Juntamente com o lançamento da Lei estadual no dia 19, será criado um fundo de ciência, tecnologia e informação, que será de extrema importância para o processo.

“A gente já trabalha nessa perspectiva e tendo nossa Lei facilita muito. O aluno está inserido nessa vertente de parcerias e é uma satisfação colaborar com uma ação tão inovadora”, destacou a reitora do Ufac, Rosana Cavalcante.

O presidente interino da Fieac, Aristides Formigheri, acrescentou que a federação apoia e se manterá na participação de todo o processo. “A gente olhou essa lei com uma visão voltada para o setor produtivo e as mudanças são extremamente relevantes para este setor, que está muito próximo da lei”, observou.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464