Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre é o primeiro estado a receber o Cadastro Ambiental Rural – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre é o primeiro estado a receber o Cadastro Ambiental Rural

Tião Viana participou do lançamento do programa que deve cadastrar as 30 propriedades rurais de todo o Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana participou do lançamento do programa que deve cadastrar as 30 propriedades rurais de todo o Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente lançaram na tarde desta quinta-feira, 19, o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A cerimônia ocorreu na Biblioteca da Floresta e reuniu órgãos estaduais e federais relacionados ao meio ambiente e regularização fundiária, que foram apresentados ao novo sistema que deverá realizar o registro completo das mais de 30 mil propriedades rurais em todo o estado.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O governador Tião Viana reconheceu que o CAR terá um papel fundamental na organização política e ambiental de todo o país. “Essa é uma ferramenta de respeito ao cidadão tanto de forma individual como coletiva. Esse instrumento passa a ser decisivo junto à visão de desenvolvimento que esse país tem hoje”, ressalta o governador.

O secretário nacional Paulo Guilherme afirma que o Ministério do Meio Ambiente tem grandes expectativas dos resultados do CAR no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O secretário nacional Paulo Guilherme afirma que o Ministério do Meio Ambiente tem grandes expectativas dos resultados do CAR no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Criado junto ao novo Código Florestal, pela lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Para o senador Jorge Viana, relator na época da aprovação do Código Florestal, o CAR irá revelar como estão as mais de cinco milhões de propriedades rurais em todo o país e mostrar onde há desmatamento, uso ilegal, grilagem e tantos outros malefícios ao meio ambiente. “Todos os ambientalistas que eu conheço diziam que o CAR não estaria funcionando até dezembro. Mas o Ministério do Meio Ambiente trabalhou arduamente e o CAR está funcionando, online e começando pelo Acre”, disse o senador.

Os órgãos ambientais em cada estado e no Distrito Federal disponibilizarão o programa de cadastramento na rede mundial de computadores (internet), destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais.

Em visita ao Acre, representando a ministra Izabella Teixeira, o secretário nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Guilherme, afirmou que ficou feliz pela escolha do Acre como pioneiro no CAR. Para ele, “vir ao Acre é sempre um prazer e se torna fácil porque aqui há políticas de desenvolvimento sustentável. Nós do ministério temos uma expectativa muito grande de que o Acre seja um dos primeiros estados a apresentar o registro completo de suas propriedades rurais, para assim vermos, de maneira eficaz, como melhorar a produção e saber o que homem do campo precisa”.

Galeria de Imagens


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464