Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre é referência nacional no setor de artesanato – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre é referência nacional no setor de artesanato

Graças às boas políticas públicas desenvolvidas ao longo dos últimos anos com o artesanato, o Acre tem se tornado referência nacional no setor pela forma organizada como vem trabalhando suas ações. O estado foi homenageado no X Salão de Artesanato, no início desse mês, em Brasília.

Qualidade dos produtos artesanais tem chamado a atenção de consumidores nacionais e internacionais (Foto: Arquivo/Secom)

Como forma de dar continuidade ao bom trabalho e de garantir a democracia e isonomia dos processos de implantação e implementação de suas políticas públicas, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), divulgará na próxima sexta-feira, 13, os novos membros do Conselho Acreano de Artesanato. O conselho foi criado por meio da lei 3.004/2015.

Há três anos, a SEPN assumiu o compromisso de dar continuidade a essa política estadual. Novos espaços e empreendimentos específicos foram fomentados e criados, nesse processo de valorização das raízes culturais e dos fazedores de cultura.

Marilda Rios, secretária-adjunta de Pequenos Negócios, destacou que o estado tem investido também em clínicas de design voltadas a criação e inovação de novos produtos focados em segmentos como biojoias e utilitários decorativos para casa.

Este ano, em parceria com o Sebrae/AC, a SEPN aportou um recurso para lançar um catálogo oriundo das clínicas de design. “Essa é uma política pública que visa o aprimoramento produtivo dos produtos artesanais que o Acre tem produzido. Até julho será realizada uma rodada de negócios com a presença de lojistas de todo o Brasil e alguns internacionais para comprar peças do artesanato acreano”, revelou Marilda Rios.

Até julho, será realizada uma rodada de negócios com a presença de lojistas de todo o Brasil e alguns internacionais para comprar peças do artesanato acreano (Foto: Arquivo/Secom)

O artesanato do Acre esteve nos estandes das principais feiras nacionais. A participação dos produtores foi viabilizada por meio da parceria entre o governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/Acre). Mais que vendas pontuais, o intercâmbio entre os artesãos do Acre e os empresários dos grandes centros do Brasil abriu as portas para o mercado nacional.

Conselho Acreano de Artesanato

As políticas públicas têm incentivado a produção e comercialização do trabalho dos artesãos. Para julho está prevista a inauguração da loja do Funcab. O espaço vai funcionar na antiga administração do Parque da Maternidade e, nele, as peças serão compradas e comercializadas. O valor arrecadado volta para o fundo que se retroalimenta para novas compras.

Para os próximos meses, também está agendado o II Congresso Estadual de Artesãos, em Cruzeiro do Sul

O coordenador estadual do Artesanato do Acre, Wanderson Lopes, frisou que com a operacionalização das atividades ligadas ao artesanato se fez necessário à atualização dos membros para que eles deliberem sobre as atividades a serem executadas no período de finalização e consolidação das atividades na gestão do governador Tião Viana.

“O setor artesanal no Acre vem sofrendo uma grande revolução. A Secretaria de Pequenos Negócios está fazendo a transformação política e social na implementação e consolidação dessa nova fase do artesanato, que é de qualificar os artesão e dar autonomia para que eles tenham espírito empreendedor”, disse Lopes.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464