A equipe da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) reuniu-se no sábado, 21, com a diretoria do Fórum Estadual de Economia Solidária para construir as últimas etapas do Programa de Feiras Regionais, que será lançado no próximo dia 2, pelo governador Tião Viana. A parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) consolida o investimento, no valor de R$ 1 milhão.
O programa, que será executado em 2015, prevê a implantação de mil expositores comerciais, além da entrega de cinco mil cartilhas, contendo recomendações para organização das feiras de economia solidária e instruções de boas práticas no manuseio e armazenamento dos produtos comercializados.
A primeira cartilha que normatiza a organização das feiras é resultado de uma parceria da SEPN com o Fórum e Conselho Estadual de Economia Solidária. As orientações serão entregues aos donos de empreendimentos e gestores públicos. Estima-se que cinco mil famílias sejam beneficiadas, em todo o Estado, com o programa de Feiras Regionais.
Para o titular a SEPN, Henry Nogueira, o projeto fortalece a economia do Estado. “A proposta do programa é aumentar em até 60% a receita dos empreendimentos que participam das feiras. Ampliaremos o apoio ao seguimento de Economia Solidária, ao passo que vamos democratizar os espaços disponibilizados aos feirantes, incentivando a adesão de novos empreendedores”, ressaltou.
Sílvia Monteiro, gestora da SEPN, observa que, além de entregar estrutura para pessoas que já vivem de economia solidária, o programa inclui novos produtores. “Só na Cidade do Povo, serão 20 feirantes incluídos, que terão uma nova oportunidade de renda. Ou seja, além aquecer a economia local, a iniciativa promove a inclusão social de novas famílias.”