A maior feira de turismo das Américas e do Hemisfério Sul ocorreu no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de setembro. Na 42ª edição, a Abav Expo Internacional recebeu quase 58 mil pessoas, sendo 41.095 profissionais do setor e 16.873 de público consumidor.
O Acre foi representado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), trade turístico local – Discovery Viagens, EME Amazônia e Maanaim Turismo – e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).
“Estamos criando um novo cenário para 2015, com a certeza de que só vamos avançar se trabalharmos todos juntos e de forma colaborativa durante o ano inteiro”, comenta Rachel Moreira, secretária de Turismo.
Ganhos
A montagem do Circuito de Arvorismo, que é o maior da Amazônia, conquistou espaço de referência na Estação Vivências Brasil, cuja coordenação partiu do Ministério do Turismo (Mtur). Lá, o Acre despontou como o único estado brasileiro inserido no espaço.
Segundo o empresário Cassiano Marques, da EME Amazônia, o balonismo também angariou boas perspectivas de negócios. “Surpreendemos muitas operadoras brasileiras e estrangeiras e ainda figuramos em catálogos nacionais e internacionais importantes”.
Falando nisso, o Acre ainda aparece isolado como destino brasileiro, ao lado das operadores receptivas locais, no catálogo oficial da Abav, que é o objeto de desejo dos estados que participaram do evento. O resultado é fruto de uma cuidadosa articulação da Setul para fortalecer o setor.
Produtos
No estande institucional, a Setul apresentou as revistas “Caminhos do Acre” e “Caminhos das Aldeias e Biodiversidade”, ambas englobam os destinos turísticos promovidos pelo governo em parceria com o setor privado.
Exposição de artesanato da Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa) e degustação de itens alimentícios da empresa Miragina complementaram a agenda de ações na Abav Expo Internacional.
Números da Abav
Foram 1.245 hosted buyers (compradores convidados), sendo 1,1 mil nacionais e 145 estrangeiros; 812 membros da imprensa credenciados; 2.799 empregos diretos e 7.496 vagas demandas por expositores, com geração de 10.295 postos de trabalho.
“Os resultados que alcançamos, ano a ano, são a evidência de que essa feira é a grande vitrine do que o turismo representa para o país”, afirma Antônio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) Nacional, organizadora do evento.