Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
“Acre: Made In Amazonia”: floresta, economia verde e urbanismo em Milão – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

“Acre: Made In Amazonia”: floresta, economia verde e urbanismo em Milão

DSC_1301
Governador e representante da Pirelli após reunião de prospecção de negócios (Foto: Rose Farias)

O Dia da Amazônia, 5 de setembro, foi celebrado no Pavilhão do Brasil, na Exposição Universal das Nações Unidas (Expo 2015), realizada em Milão, na Itália, tendo o Acre como protagonista. A importância de se consolidar uma política com práticas que busquem, cada vez mais, um modelo de desenvolvimento sustentável para o mundo deram o tom do evento que foi coroado com o show do acreano João Donato.

A participação do Acre vai de encontro ao tema da Expo “Alimentando o Planeta, Energia para a vida”. Durante todo o dia do evento foram realizados encontros e reuniões com empresários de indústrias, buscando oportunizar e prospectar negócios em empreendimentos coletivos atuantes nas cadeias produtivas dos superalimento (açaí e castanha), mandioca, proteína animal (aves, bovinos, suínos, ovinos e peixes), mel, óleos e borracha natural, além da gastronomia e design, buscando um modelo de cooperação econômica e sustentável.

O governador Tião Viana, o secretário das Relações Exteriores da Lombardia, Mário Montovani, o embaixador Paulo Cordeiro de Andrade, cônsul-geral do Brasil na Itália, Adriano de Angelis, assessor especial do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, Marco Lomanto, diretor de produtos e destinos da Embratur, e Solete Foizer, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos abriram o evento. Secretários de governo, empresários acreanos, autoridades italianas e convidados participaram do Dia da Amazônia.

“Numa breve conversa com João Donato, que é acreano, ele me disse: ‘O Brasil vai ficar cada vez melhor’. É uma frase extraordinária, pois é de um homem de 80 anos, que fez a bossa nova, que mostra uma fé tão grande. Ver o governador Tião Viana, pessoas e governos absolutamente comprometidos com a sustentabilidade da nossa natureza e da economia nos dão a certeza de que João Donato está correto. Natureza, economia e cultura são as bases do crescimento de uma nação. O Acre é o exemplo da construção da paz, um estado pioneiro na construção da Amazônia do futuro, daqueles que vão colher a floresta para o benefício dos povos que nela habitam”, disse o embaixador Paulo Cordeiro.

Para Tião Viana, participar da Expo Milão tem um significado que apresenta uma imagem que ficará congelada no tempo e história civilizatória.

“O mundo reúne na Expo Milão suas expressões e identidade. Hoje é Dia da Amazônia, um jardim de Deus, um grande refrigerador do planeta, que tem uma importância vital nesse tempo de aquecimento global e alterações climáticas. Estamos muito felizes de estarmos participando deste momento tão significativo e especial. Estamos trazendo um pouco da identidade cultural e histórica da região Amazônica e do Brasil. Essa nossa missão de unirmos povos e sentimentos era uma equação que parecia tão difícil, mas que para nós do Acre não é mais: de conviver com a floresta, conserva-la, mas permitir a qualidade de vida e o crescimento econômico associado. No Acre estamos desenvolvendo cadeias de ovinos, bovinos, piscicultura, mel, frutas naturais, e o uso inteligente da madeira, para a cadeia da indústria e o mercado que nos valorize por isso, o que importa para nós é que cada atividade tenha boas práticas”, ressaltou o governador.

DSC_1425
Tião Viana disse que o Acre apresentou identidade cultural e histórica da região Amazônica e do Brasil (Foto: Rose Farias)

Assinatura do Mou Under2

Entre as atividades, foi realizada a assinatura e adesão dos estados de Rondônia, Amazonas, Tocantins e da região italiana da Lombardia ao programa MoU Under 2, mostrando o comprometimento em reduzir as emissões de gases com efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. O governador de Rondônia, Confúcio Moura assinou o documento acompanhado pela vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis, assim como o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Ademir Stroski e o secretário das Relações Exteriores da Lombardia, Mário Montovani.

Ao parabenizar o Acre pelo protagonismo, Montovani ressaltou que é importante que o mundo conheça mais de uma região tão bela como a Amazônia e que todos devem ter compromisso com essa parte do planeta.

Palestras – O evento seguiu com as palestras dos convidados Steve Swartzman do Fundo de Defesa Ambiental (EDF) e Luis Fernando Laranja da Kaeté Investimentos, que apresentaram suas visões e experiências na consolidação da Economia Verde do Acre, com um ambiente distinto para investimentos de baixo carbono e alta inclusão social.

João Donato – O show do instrumentista e compositor acreano, João Donato encerrou o Dia da Amazônia. Donato já no início emocionou à plateia com um trecho do hino Acreano e fez questão de falar de seu orgulho de ser filho de um estado que é referência e possui uma identidade cultural própria e ao mesmo tempo universal. Vários sucessos de seu repertório da bossa nova seguiram o roteiro musical.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464