O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil) firmou parceria com o Comitê Olímpico Rio 2016 para que toda a madeira e produtos de origem florestal, adquiridos pela organização das Olimpíadas, tais como estruturas temporárias, mobiliários e materiais de comunicação e papelaria, possuam certificação FSC.
De olho nesse mercado, empresas acreanas de origem madeireira, que detêm essa certificação, estão reunidas nesta quarta-feira, 16, em São Paulo, com o Comitê da Rio 2016, para saberem das informações sobre o funcionamento do sistema de compras, pré-requisitos para cadastramento e outros detalhes.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, o Acre possui todas as chances de ser um dos fornecedores de móveis e madeira certificada para as obras das Olimpíadas.
“O Acre possui 14 marcenarias e a Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta), que têm o selo de certificação FSC. Então, teremos madeira e empresas capacitadas e certificadas para fornecer produtos de excelente qualidade”, comentou Magalhães.
Ainda de acordo com o secretário, nenhum estado brasileiro possui tantas marcenarias certificadas como o Acre. Além do mais, a Cooperfloresta é uma das duas empresas brasileiras, que possuem selo de Certificação 100% Comunitário, a maior certificação oferecida pelo FSC.