Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre orienta Mato Grosso na implementação de política de Redd+ – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Intercâmbio

Acre orienta Mato Grosso na implementação de política de Redd+

Comitiva cumpre agenda até esta quarta-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Consagrado como um dos estados de maior relevância econômica na produção do agronegócio, o Mato Grosso está em processo de implementação da sua política Redd+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação com Benefícios Socioambientais (Redd+SES).

Por ter sido o primeiro no mundo a executar o programa global REM (REDD+ Early Movers – pioneiros na conservação) e obter resultados socioeconômicos reconhecidos, o governo do Acre realiza intercâmbio de experiências com o governo do Mato Grosso.

A delegação mato-grossense, composta por 10 gestores das mais diversas áreas, cumpre agenda no estado até esta quarta-feira, 14.

Nesta segunda-feira, 12, os gestores acreanos da área ambiental apresentaram aos visitantes a engrenagem da política de baixa emissão de carbono, associada ao desenvolvimento sustentável.

No segundo dia de encontro, a delegação vai visitar empreendimentos sustentáveis e projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, apoiados pela política de Redd+, bem como a relação entre a gestão e os produtores, os extrativistas e os povos indígenas.

Dande Tavares, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), destaca que o modelo de desenvolvimento adotado no estado é referência por promover a economia, garantindo justiça social, por meio da valorização do ativo ambiental.

“O pioneirismos do Acre é reconhecido quando vemos um estado como o Mato Grosso, que é tido como referência na questão do desenvolvimento agropecuário, estar atento à importância de trabalhar o desenvolvimento com as bases e critérios socioambientais rigorosos. Nossas políticas são inovadoras e servem de exemplo para outros centros amazônicos, brasileiros e, por que não dizer, para o mundo”, salientou Tavares.

Desde 2012, o governo do Estado desenvolve o programa REM, financiado pelo Banco Alemão KfW. Devido aos resultados obtidos, o governo acreano já negocia a segunda fase do REM, que já recebeu um aporte financeiro de R$ 85 milhões na consolidação desse modelo desenvolvimento sustentável, em sua primeira etapa.

Para a diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Magaly Medeiros, a experiência é muito rica. “Ter a delegação de um estado como o Mato Grosso vindo aprender com a gente nos aponta estar no caminho certo: do desenvolvimento sustentável, com melhoria da qualidade de vida dos acreanos, refletida inclusive no crescimento do PIB”, ressaltou.

Edegard Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente, explica que a política de baixa emissão de carbono e desenvolvimento sustentável empodera as populações tradicionais acreanas. “Esse é um processo de desenvolvimento que tem como base a sustentabilidade”, afirmou.

Referência

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente do Mato Grosso, Alex Sandro Marega, o Acre é referência nacional. “A gente quer aprender, visto que o Acre é pioneiro na política de baixa emissão de carbono. Nós já fizemos um trabalho de redução do desmatamento e agora queremos pleitear recursos junto ao KfW, da mesma forma que o Acre já fez. Vamos nos basear nos diversos acertos obtidos aqui e nesta política macro de desenvolvimento sustentável. Viemos aqui aprender com o resultados, uma vez que o Acre é modelo para todo o Brasil”, frisou.

O intercâmbio se encerra com a vinda do vice-governador do Mato Grosso, Carlos Henrique Fávaro, que será recebido pelo governador Tião Viana.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464