A abertura do 44º Encontro Nacional dos Detrans (END) realizou-se na manhã desta quarta-feira, 19, no Hotel Mercure, em Brasília, e conta com a presença de diretores e técnicos de 25 estados e do Distrito Federal, que durante dois dias irão debater alterações que visem o aperfeiçoamento das leis, além de apresentar atitudes inovadoras sobre experiências positivas em seus estados. O Acre participa do evento, por meio da presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Sawana Carvalho.
O deputado federal Hugo Leal (Pros), autor do projeto da Lei Seca, membro da Comissão de Viação e Transporte da Câmara e presidente da Frente Parlamentar pelo Trânsito Seguro, participou da abertura e falou da importância da representação dos Detrans no Conselho Nacional de Trânsito (Contran), colocando-se à disposição de receber as demandas da AND e levá-las para discussão no Congresso.
Sawana Carvalho salientou a importância do END para o avanço na busca pela paz no trânsito e o fortalecimento dos órgãos executivos na participação da elaboração de resoluções de trânsito, uma vez que eles são os executores das leis e estão próximos das diferentes realidades do Brasil.
A utilização dos simuladores pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) é o tema mais polêmico e vem ganhando debates dentro do chamado Sistema Nacional de Trânsito (SNT), que reúne os Departamentos de Trânsito no Estado, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o Contran e os órgãos executivos de trânsito municipais.