Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre participa das discussões sobre a estratégia da piscicultura de baixas emissões – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
meio ambiente

Acre participa das discussões sobre a estratégia da piscicultura de baixas emissões

No terceiro dia do Seminário Oportunidades de REDD+ para a Amazônia, que está sendo realizado em Rondônia, a discussão foi sobre as estratégias de baixas emissões de carbono baseado no peixe. Nesta sexta-feira, 25, no encerramento, os participantes assistiram a uma apresentação sobre a proposta de um projeto de apoio ao desenvolvimento de baixas emissões baseada no peixe com os principais elementos, parceiros e financiamentos.

Antes disso, as apresentações foram divididas em eixos temáticos como O contexto produtivo nos estados da Amazônia e Políticas públicas para aquicultura e pesca nos estados da Amazônia. Também foi apresentado um painel com objetivo de debater as potencialidade e desafios para exportação.

O vice-diretor do Earth Innovation Institute (EII -, Sigla em inglês para Instituto de Inovaçâo da Terra) e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), David Gibbs McGrath esteve presente ao evento para falar sobre a integração entre piscicultores e pesca manejada. Segundo David, o EII está iniciando um levantamento para avaliar e desenvolver uma estratégia.

“Esta é uma fase importante de elaboração de proposta que pode ser apresentada para financiamento e, em seguida, fazer ou atualizar um diagnóstico de pesca e piscicultura dos estados membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Brasil). É uma construção que parte da base, mas com a atenção para identificar não só as oportunidades, mas, principalmente as dificuldades para serem resolvidas”, explicou.

O EII tem um escritório regional no Acre, coordenado por Elsa Mendoza. Para ela esse encontro é importante para fortalecer a cadeia de produção da piscicultura na Amazônia, especialmente com os estados que fazem parte do GCF Brasil, visto que cada um deles tem suas especificidades e podem alcançar mercados diferenciados a nível internacional.

“A elaboração de uma proposta integrada vai permitir que aumentemos a competitividade nos mercados internacionais para a venda do peixe. O EII já tem uma experiência da pesca e, agora, na piscicultura. Esse encontro proporciona a troca de experiências e fortalece as tecnologias que existem para aumentar a produção”, salientou Elsa.

Celso Nascimento (Seict) e Rosângela Benjamim (CDSA) atentos às discussões sobre a estratégia da piscicultura de baixas emissões Foto: IMC

A diretora técnica da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), Rosângela Benjamim, acredita que participar de um evento onde os estados apresentam suas experiências contribui para o crescimento e aumento da produção. “Estamos buscando trabalhar na cadeia produtiva de baixas emissões e para a CDSA, que trabalha a questão dos negócios, o fomento, as cadeias produtivas, o peixe faz parte de um dos potenciais de exportação que pode fazer o Acre vir a ter muito êxito”, disse a diretora.

O secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), Edgar Menezes, acredita que esse é um tema onde existem algumas dificuldades e, as vezes, algumas divergências ao encarar as questões ambientais.

“A piscicultura está dentro do agronegócio. Então a sensação e o sentimento que a gente tem é de que as pessoas que participaram do evento, se sentiram mais fortalecidas para trazer as discussões à mesa de conversas com o empresariado. E isso é importante para nós, pois eles poderão, a partir daqui, em alguns setores, perceber como a questão ambiental é fundamental. Não queremos só fazer, queremos fazer tudo o que está de acordo com a legislação ambiental. Nós esperamos que a Amazônia inteira possa se unir em um objetivo comum, atendendo as especificações de cada estado”.

Representando o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Celso Nascimento viu no evento a importância da industrialização já que a proposta do governo no Acre é o agronegócio. “A tecnologia tem que estar perto do produtor e nessas reuniões nós encontramos parceiros para desenvolver o que precisamos dentro do nosso estado. Se não estivermos lado a lado com a lei e o com o que o mundo está pedindo, não podemos agregar valor, ou seja, ter qualidade e, por isso, a aproximação com o produtor é fundamental para que se sintam envolvidos no processo”, enfatizou Celso.

Estiveram presentes no evento a diretora-executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), Vera Reis Brown, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), professor Carlito Cavalcanti. e a diretora-executiva do IMC, Julie Messias.

Sobre REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal)

REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal (+).

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464