A oitava edição do congresso realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), iniciou nesta terça-feira, 26, em Brasília. Representantes da gestão pública de todos os estados participam do evento que trata de diversos assuntos relacionados à gestão pública.
De acordo com informações do Consad, o evento é considerado o maior do país e o quarto do mundo sobre a gestão pública. A previsão é que mais de duas mil pessoas participem do congresso durante os três dias de atividades. O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e o governador de Brasília participaram da cerimônia de abertura.
“No Acre, estamos trabalhando para promover a modernização da gestão pública, com implementação de sistemas tecnológicos que facilitarão e garantirão mais transparência na prestação de contas do Estado. O governo do Acre vem colocando o cidadão no centro da prestação dos seus serviços para melhorar a experiência do cidadão na relação com o estado, estimulando a prestação de um serviço público humanizado ressaltou Sawana Carvalho, secretária de estado da Gestão Administrativa.
Atualmente, o Acre utiliza o sistema de compras Gestão de Recursos Públicos (GRP), além dos sistemas Safira e Turmalina, utilizados para gerir as áreas financeira e de recursos humanos. A rede de Humanização do Estado também faz parte do sistema de modernização da gestão pública.
A programação segue até quinta-feira, 28, com apresentações de painéis que tratam de temas sobre orçamento; contabilidade; finanças; compras e patrimônio; gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados; monitoramento e avaliação; novos formatos organizacionais; governança; participação e controle social; governo eletrônico e transparência.