Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) estão em Brasília participando do 9º Renastão, que é o Encontro Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), de 30 de novembro a 2 de dezembro, com o tema “Perspectivas e Desafios da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho no Sistema Único de Saúde”.
Organizado pelo Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância em Emergências em Saúde Pública, por meio da coordenação-geral de Saúde do Trabalhador, o evento tem como objetivo promover a qualificação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).
Além disso, também visa discutir a estruturação das ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho e as estratégias e perspectivas, entre as esferas de gestão, para assegurar a consolidação da área no SUS.
“A participação no encontro possibilitou uma nova visão e perspectiva da saúde do trabalhador. No estado do Acre enfrentamos muitos desafios para a consolidação desta política, no entanto, temos avançado muito, sendo, inclusive, referência na implantação dos NASTT’s nas unidades de saúde do estado”, destacou o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Gabriel Mesquita.
O encontro foi realizado na modalidade híbrida, online e presencial e reuniu profissionais, técnicos e gestores da Renast e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), incluindo os representantes do controle social do SUS.