Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre participa do encontro de governadores sobre mudanças climáticas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre participa do encontro de governadores sobre mudanças climáticas

O governador Tião Viana explicou o modelo de desenvolvimento sustentável desenvolvido no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Como parte dos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidades sobre Mudanças Climáticas (COP 21), a Força-Tarefa dos Governadores para a Conservação do Clima e Florestas (GCF) realizou, em Paris, o encontro sobre inovação subnacional para o clima e florestas.

Dos 29 estados e províncias membros do GCF, o Acre tem posição de destaque. “É um modelo a ser seguido”, destacou William Boyd, líder do projeto GCF.

A noite celebrava os casos de sucesso e as ações que estão sendo desenvolvidas pelos membros do GCF no combate às mudanças climáticas e construção de modelos de desenvolvimento sustentável.

As experiências inovadoras demonstram que a redução do desmatamento pode ser aliada a uma economia com desenvolvimento econômico de baixas emissões.

Organizações internacionais como a Earth Innovation Institute, Environmental Defense Fund, USAID e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) foram parceiras no evento.

Na abertura da programação, o painel “Caminhos e Estratégias para Proteger as Florestas e Construir Economias smSustentáveis” teve a participação de quatro governadores brasileiros.

Além do governador Tião Viana, Pedro Taques, do Mato Grosso, José Melo, do Amazonas, e Marcelo Miranda, do Tocantins, apresentaram as contribuições que seus estados podem dar à nova agenda econômica que pode surgir após o encerramento da COP 21.

“Temos a preocupação de conservar nossa floresta, aumentar a produção, usando áreas já abertas, e também fazer a inclusão social do pequeno produtor, para que trabalhe de forma sustentável e tenha uma boa renda”, explicou o governador do Mato Grosso, Pedro Taques.

Associar a conservação com o desenvolvimento econômico e sustentável das populações tradicionais é um desafio. Mas, graças às políticas públicas implementadas ao longo dos últimos 20 anos, o Acre tem ocupado papel relevante nas discussões mundiais.

“Vivemos em uma região que tem determinação histórica, com princípios e valores civilizatórios. Temos o compromisso e valor ético de conservar e desenvolver a região”, destacou o governador Tião Viana.

Ainda durante a sua participação, o governador do Acre apresentou a necessidade de recursos tecnológicos para a produção na Amazônia.

A industrialização com base sustentável, o manejo das águas, a criação de abelhas e design de alta tecnologia foram alguns dos exemplos de projetos desenvolvidos no Acre que asseguram que as visões de desenvolvimento e de conservação não sejam antagônicas.

“Nos últimos 20 anos, a renda dos acreanos quadruplicou, e o desmatamento diminui em torno de 62%”, completou Tião Viana.

Declaração de Rio Branco – compromisso dos estados membros do GCF

O GCF trabalha para proteger as florestas tropicais, reduzir emissões do desmatamento e degradação florestal e promover caminhos realistas para um desenvolvimento rural que mantenha as florestas em pé.

A proposta é construir programas jurisdicionais robustos de proteção das florestas e do clima. Um importante compromisso foi firmado entre os membros do GCF, e teve o Acre como protagonista.

A assinatura da Declaração de Rio Branco, no ano passado, por 14 governadores de várias partes do mundo, selou o compromisso de reduzir o desmatamento em 80%, até 2020, com financiamento baseado em desempenho vindo da comunidade internacional.

De acordo com uma análise recente, feita pelo Earth Innovation Institute, se os estados e províncias do GCF reduzirem o desmatamento em 80% até 2020, isso irá resultar em 3,8 bilhões de toneladas de emissões de CO2 evitadas, além das 3 bilhões de toneladas de emissões que já foram evitadas por essas jurisdições.

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464