Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre participa do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal no Amapá – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Meio ambiente e segurança

Acre participa do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal no Amapá

Nos dias 27, 28 e 29 de março o Amapá sediará o 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento contará com a participação dos chefes de estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia, para discutir assuntos de interesse unânime da região.

Do Acre estarão presentes o governador Gladson Cameli, o secretário de Meio Ambiente Israel Milani e o diretor do Instituto de Mudanças Climáticas, Carlito Cavalcanti.

A discussão do Fórum será dividida em quatro Câmaras Técnicas: Comunicação Pública; Consórcio Interestadual; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, Segurança Pública. Participarão do debate técnicos, secretários e procuradores dos nove estados.

No primeiro dia, 27, os nove estados membros apresentarão as oportunidades, desafios, necessidades e prioridades de cooperação e de intercâmbio dos Estados para o desenvolvimento de baixas emissões. Na ocasião, os Representantes dos Estados Membros da Força Tarefa dos Governadores para o Clima (GCF) o Secretariado Global do GCF, Coleen Scanian Lyons vai falar sobre o contexto global do GCF, avanços, desafios e oportunidades, além de assuntos da próxima reunião anual.

No dia 28, na Câmara de Meio Ambiente do Acre, que tem como foco a Força Tarefa GCT-TF, participará de duas mesas temáticas. A primeira, sobre Instrumentos Financeiros para o Desenvolvimento de Baixas Emissões, apresentando o Projeto Rem no estado e a terceira sobre as parcerias com os Povos Indígenas de Comunidades Locais, com relatório do Encontro Indígena do Acre de 2018.

O tema que deve centralizar os debates nas câmaras é o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Para a sua regulamentação, o Consórcio precisava passar pelas fases de elaboração de estatuto, publicação e ratificação legal pelas Assembleias Legislativas de cada estado. Todas essas etapas já foram cumpridas. E agora, os governadores vão deliberar de que forma irão atuar a partir do funcionamento do Consórcio e elaborar a Carta de Macapá com o resultado das discussões das Câmaras Técnicas.

Esta será a terceira vez que o estado do Amapá sedia o encontro. O objetivo do fórum é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região.

Fórum vai reunir governadores para discutir desenvolvimento sustentável para os estados da Amazônia Legal. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos. São criadas Câmaras Técnicas para se discutir os temas.

O Acre sediou, pela primeira vez, em outubro de 2017, a 16ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, quando estiveram presentes além de governadores dos noves estados que integram a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – e equipes técnicas de governo, governadores do Peru e da Bolívia, e do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia.

A participação de representantes dos outros três países sul-americanos se justificou pela pauta em comum que Brasil, Peru, Bolívia e Colômbia têm em áreas como meio ambiente e segurança.

(Assessoria/Sema)


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464