Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre renova educação profissional e ensino médio de tempo integral a partir de 2017 – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre renova educação profissional e ensino médio de tempo integral a partir de 2017

"O futuro passa pelo conhecimento", afirma o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“O futuro passa pelo conhecimento”, afirma o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com um olhar no futuro profissional dos jovens acreanos, o governo do Estado trabalha duas propostas de renovação da educação profissional e de ensino médio para 2017. Na quinta-feira, 24, o governador Tião Viana assinou os protocolos de adesão às propostas de Ensino Médio Integração e reestruturação do Instituto Dom Moacyr Educação Profissional (IDM).

Em um primeiro momento, em Rio Branco cinco escolas de ensino médio passam a ter um regime de educação integral. O projeto e modelo ainda serão discutidos pela Secretaria de Educação do Estado com a comunidade escolar e as equipes gestoras.

E no IDM, o aluno vai cursar o ensino médio e após três anos vai ter dupla certificação, os diplomas de conclusão dos ensinos médio e técnico. Os atuais Centros de Educação Profissional Tecnológico serão transformados em Escolas Técnicas, que vão passar a oferecer também o ensino médio integrado à educação profissional.

O governador Tião Viana afirma que “mais de 50% das profissões atuais serão extintas. Por isso, o Acre e o Brasil devem debater o tema e pensar alternativas para a juventude”. As Escolas Técnicas serão vocacionais, com cursos nas áreas de saúde, serviços, florestas, gastronomia e design.

Legado da educação

Desde 2011, o Estado já formou mais de 50 mil pessoas em ensino profissional (Foto: Arquivo Secom)
Desde 2011, o Estado já formou mais de 50 mil pessoas em ensino profissional (Foto: Arquivo Secom)

Ao longo de todos os anos de ação do IDM, foram formados em seus cursos mais de 90 mil alunos, sendo que desses, 50 mil foram desde o ano 2011. A atual gestão estadual mantém o compromisso, mesmo com a crise econômica nacional, de investir na educação de jovens tanto para o mercado de trabalho, quanto para a formação de um cidadão consciente. “O futuro passa pelo conhecimento”, afirmou Tião Viana.

“Depois das mais de 50 mil pessoas formadas na rede IDM desde 2011, o Instituto inova. A partir do ano que vem, o aluno obtém dupla formação, do ensino médio e do ensino profissional, com uma grade curricular que não se sobressaem”, afirma Rita Paro, diretora presidente do IDM.

Relembrando os recentes resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) Educação, da Organização das Nações Unidas (ONU), Daniel Zen, deputado estadual e líder do governo na Assembleia, falou sobre a importância do trabalho nessa área: “Tanto a educação de tempo integral, quanto a educação integrada ao ensino profissional, junto com o programa Quero Ler, com os dados do IDHM-Educação e Ideb, são o grande legado e revolução do setor educacional desses dois mandatos do governador Tião Viana”.

Futuro de conhecimento

Ao longo dos últimos 18 anos, o governo do Estado realiza ações contínuas de avanço na educação. Desde a formação superior para todos os professores, e melhorias salariais e profissionais para esses profissionais, até criando oportunidades de ensino qualificado na zona rural, com projetos como o Asas e Asinhas da Florestania.

Na atual administração, o programa Quero Ler está sendo executado com a meta de erradicar o analfabetismo em todo o estado até 2018. Para os jovens alcançarem melhores resultados em seus currículos escolares, o Estado oferece cursos de línguas estrangeiras, no Centro de Estudo de Línguas (CEL), e técnicas inovadores em matemática, filosofia e tecnologia no Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF).

Fruto disso, além dos tantos jovens com boas possibilidades de conhecimentos e futuro profissional, o Acre tem alcançado índices positivos nos medidores nacionais e internacionais. Segundo o Ideb, divulgado este ano, o Acre liderou o primeiro lugar da Região Norte no ensino fundamental I e II. Em estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da ONU, o Acre está entre os três estados brasileiros que obtiveram avanço positivo na educação entre 2011 e 2014.

"Estamos constituindo uma inovação na educação. Vamos pensa-la num caminho diferente", afirma Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Estamos constituindo uma inovação na educação. Vamos pensa-la num caminho diferente”, afirma Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464