Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre se destaca na implementação de programas de prevenção do uso de álcool e outras drogas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre se destaca na implementação de programas de prevenção do uso de álcool e outras drogas

Osprogramas se destacaram na prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas junto aos jovens e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)
Programas se destacaram na prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas junto aos jovens e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)

Os programas Famílias Fortes, Jogo Elos e #Tamojunto, coordenados pelo Ministério da Saúde e implementados no Acre pelo governo do Estado, destacaram-se ao longo de sua atuação por trabalhar na prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O encerramento das atividades ocorreu nesta sexta-feira, 2, no auditório do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), em Rio Branco.

A Secretaria Estadual de Saúde atua como articuladora na implementação dos três programas, enquanto as secretarias estadual de Educação, municipal de Saúde e municipal de Assistência Social atuam como executoras das atividades, numa ação intersetorial.

A implementação desses programas no Brasil se deu a partir de articulações da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Segundo a consultora do Ministério da Saúde Débora Pereira, a necessidade desses programas surgiu após avaliação de que não havia programas nacionais com evidências comprovadas sendo executados no país, tendo sido buscado identificar programas internacionais respaldados e testados em países com estruturas políticas e sociais semelhantes ao Brasil.

Para Débora Pereira os programas são inovadores por permitir promover habilidades nos jovens, promover vínculos e aproximar pessoas (Foto: Val Fernandes/Secom)
Para Débora Pereira, os programas são inovadores por promoverem habilidades e aproximarem pessoas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Ela afirmou ainda que as iniciativas são inovadoras, por promoverem habilidades nos jovens, aproximarem pessoas e trabalharem com instituições de forma mais ampla que o foco na substância da droga.

A vice-governadora Nazareth Araújo, que participou do evento de encerramento, parabenizou os profissionais pelo sucesso dos programas e o resultado na melhoria de vida das pessoas beneficiadas.

“O Acre é um estado muito responsável na implementação dos programas. Ele não retrocedeu na implantação dessas iniciativas, ao contrário, ampliou o alcance social. Aqui contamos com pessoas realmente disponíveis e engajadas na implementação desses programas, o que tem permitido trabalharmos na três vertentes da saúde mental, tendo chamado atenção do restante do país. É o único estado da Região Norte que possui tais programas”, frisou Nazareth Araújo.

Um pouco sobre os programas

O programa #Tamojunto possui uma metodologia que enfatiza o caráter interativo, estimula trocas constantes de experiências entre os educandos por meio de atividades lúdicas que integram elementos do estilo de vida dos adolescentes e suas crenças, fortalecendo o vínculo positivo entre eles.

São executadas em escolas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul com aulas realizadas e oficinas com pais e responsáveis realizadas pelos profissionais de saúde e educação. É destinado a estudantes do 8º ano do ensino fundamental que estão na faixa etária de 13 anos.

Os programas beneficiam os jovens e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)
Programas beneficiam os jovens e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)

O programa Jogo Elos é um programa voltado para crianças entre seis e dez anos matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que contribui para a produção de interações harmônicas, proativas e cooperativas entre os educandos e entre estes e os educadores, bem como com suas comunidades de pertencimento.

Nesse programa são executadas aulas/jogos em sala pelo professor e realizadas oficinas com os pais e alunos ao longo do semestre, mediadas pelos profissionais da saúde e da educação.

O programa Famílias Fortes é uma proposta de intervenção junto a famílias que atua na construção e fortalecimento dos vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção. Pode ser desenvolvido em escolas e em espaços comunitários. É destinado a famílias com filhos adolescentes (10 – 14 anos).

Este ano foram beneficiadas 42 famílias em seis bairros de Rio Branco:  Cidade Nova, Calafate, São Francisco, Nova Estação, Sobral e Santa Inês.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464