Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre se mantém com nota B na capacidade de pagamento, segundo STN – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
equilíbrio

Acre se mantém com nota B na capacidade de pagamento, segundo STN

Segundo o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, divulgado nesta terceira semana de setembro pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o governo do Acre permanece com nota B na Capacidade de Pagamento (Capag). Com a nota, o Estado reafirma sua habilidade de assegurar o equilíbrio das contas públicas, a responsabilidade dos agentes na condução da política fiscal e a natureza dos processos de endividamento dos entes federados.

Capacidade de Pagamento avalia Acre em Nota B. Imagem: Ilustração

Os procedimentos de avaliação são definidos pelo STN, baseados em três indicadores: endividamento e poupança corrente, em que o Estado alcançou nota B; e índice de liquidez, em que o Acre obteve a classificação. O objetivo é garantir políticas e diretrizes bem definidas no que diz respeito a conter riscos operacionais e inadimplência.

O chefe da pasta da Fazenda, Rômulo Grandidier, comemorou o resultado e destacou o trabalho que vem sendo feito para manter as contas públicas do Estado em dia.

“Mais uma vez apresentamos o bom resultado dos trabalhos que estamos realizando aqui na Secretaria da Fazenda. Desta vez, em mais uma avaliação mantivemos nossa capacidade de pagamento na nota B. O que consideramos ótimo, visto que, mesmo diante do cenário pandêmico, o Estado demonstra, mais uma vez, o seu compromisso em manter o cumprimento das regras de responsabilidade fiscal, além de honrar seus pagamentos”, disse o gestor.

Assinatura do termo dos empossas pelo secretário Rômulo. Foto: José Caminha/Secom

Para ter acesso a empréstimo, os estados precisam ter nota A ou B na capacidade de pagamento. A análise da capacidade de pagamento apura a situação fiscal dos estados com base na relação entre receitas e despesas e a situação de caixa. Com isso, o STN apura se um novo endividamento representa risco de crédito ao Tesouro Nacional.

O diretor de Contabilidade Geral do Estado, Eduardo Maia, ressaltou a importância da manutenção da nota “B” na avaliação: “Essa avaliação apura a situação fiscal dos entes subnacionais que almejam contrair novos empréstimos. O intuito Capag apresenta, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. Com a nota B, o Estado do Acre está apto para captar novos recursos de operações de crédito com a garantia da União, e indica também a plena capacidade que o Estado tem de honrá-los”.

Gastos públicos

O documento do Tesouro Nacional identificou, ainda, um aumento no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com pessoal. O total desses gastos teve aumento de 1,2%, de 2019 para 2020. Contudo, a Secretaria da Fazenda esclareceu que não houve a criação ou aumento de cargos, mas a soma dos três poderes no cálculo.

“Os 63% apurados pelo STN se dão somando todos os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. O aumento ocorreu porque os gastos do Executivo aumentaram devido à concessão do Auxílio Temporário da Saúde (ATS), ainda contratações de pessoal para atuar nos hospitais de campanha, durante a pandemia, e também o pagamento das rescisões, prêmios e outros valores provenientes de salários da gestão anterior”, argumentou o secretário adjunto do Tesouro Estadual, Amarísio Freitas.

Secretário-adjunto do Tesouro Estadual, Amarísio Freitas. Foto: Ascom/Sefaz

Em 2021, o governo do Estado criou o Novo Auxílio Temporário de Emergência em Saúde (ATS), destinado a suprir os gastos excepcionais e emergenciais decorrentes da exposição excessiva de agentes públicos da Segurança e da Saúde aos efeitos da pandemia. O valor de R$ 325 mensais será adicionado em folha de pagamento a milhares de servidores de diferentes categorias, significando um investimento superior a R$1,8 milhão mensais, oriundos de recursos próprios.

Os valores da despesa com pessoal, calculados e divulgados pela STN, seguem uma metodologia diferente da adotada pelo Estado. O Tesouro Nacional inclui na despesa com pessoal, por exemplo, os valores relativos aos pagamentos de parcelamentos de contribuições previdenciárias do ente. Por outro lado, segundo a explicação do diretor de Contabilidade do Estado, Eduardo Maia, no entendimento firmado entre o Tribunal de Contas do Estado e o Estado do Acre, tais valores não podem ser considerados nesse cálculo, pois são despesas cujos fatos geradores são anteriores ao período de apuração.

“Na apuração dos valores feita pelo STN, a informação de que as despesas brutas com pessoal do Acre, em 2020, cresceram 1,2%, comparado ao ano anterior. É importante destacar que os valores de despesas que constam no Balanço Geral do Estado referem-se às informações consolidadas do ente, em que o Estado adota o próprio fluxo de pagamento a aposentados e pensionistas dos órgãos e poderes independentes”, observa Eduardo.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464