Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre se une aos demais estados da Amazônia Legal durante a COP-23 – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Na Alemanha

Acre se une aos demais estados da Amazônia Legal durante a COP-23

O Acre se prepara para fazer parte da agenda da Amazônia Legal durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-23), que teve início nesta segunda-feira, 6, em Bonn, na Alemanha.

Junto com os outros estados da região, o Acre protagonizará o evento Amazon-Bonn, que apresentará o trabalho de desenvolvimento sustentável da região.

A pauta foi amplamente debatida por todos os secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal durante o 16° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Rio Branco no último mês.

Acre mantém mais de 87% de sua extensão territorial conservada (Foto: Arison Jardim/Secom)

A COP-23 reunirá autoridades de diversos países com o objetivo de viabilizar formas de promover os objetivos do Acordo de Paris e alcançar progressos em sua implementação.

O encontro é presidido pela República das Ilhas Fiji e organizado pela Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática [UNFCCC, na sigla em inglês], em parceria com o governo alemão.

“Em bloco, os estados da Amazônia estão levando uma mensagem para o mundo. Na COP 23, em Bonn, vão estar reunidos mais de 200 países. A mensagem é: precisamos proteger nossos recursos naturais, nossas florestas e nossos rios. Mas não podemos deixar de desenvolver ao mesmo tempo, e por isso levamos propostas de ações com base sustentável”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus.

Símbolo de reconhecimento

Com reconhecimento nacional e internacional por suas políticas de preservação ambiental, o Acre se destaca dentre os participantes do Amazon-Bonn ao manter uma constante redução do desmatamento nos últimos anos.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a redução no desmatamento foi de 34% entre agosto de 2016 e julho de 2017.

Essa redução sinaliza que é possível desenvolver sem avançar sobre a floresta. Exemplo disso é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Acre. Em 202, o PIB do acre era de R$ 2,9 bilhões, e em 2014 o número saltou para R$13,4 bilhões.

Segundo o Inpe, a redução no desmatamento foi de 34%, entre agosto de 2016 e julho de 2017 (Foto: Pedro Devani/Secom)

O estado tem sido convidado a participar de agendas semelhantes (na Colômbia e Indonésia mais recentemente) devido ao seu pioneirismo na política de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal com Benefícios Socioambientais (REDD+), sendo o primeiro governo subnacional a receber compensação por resultados na redução de emissões de carbono.

Nos Estados Unidos, a Califórnia e o Colorado também reconhecem o modelo de desenvolvimento do Acre como inovador e atualizado com as agendas contemporâneas de desenvolvimento econômico, social e ambiental, conforme preconizam os marcos globais para economia verde definidos na Rio + 20 e o Acordo de Paris, firmado na COP-21, na capital francesa.

Durante sua participação no 16° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Everton Luceno, falou sobre esse protagonismo acreano.

Secretário do MMA enalteceu as práticas acreanas durante o Fórum de Governadores da Amazônia Legal (Foto: Angela Peres/Secom)

“O estado do Acre tem se destacado no cenário nacional, e mesmo internacional, pelo avanço que tem no seu zoneamento econômico e ecológico, na sua legislação e, sobretudo, uma característica muito importante, que é o controle social, a participação de comunidades de base, de extrativistas e produtores, que acompanham e estão muito bem informados com cada iniciativa”, disse.

Luceno completou ainda: “Isso acho que é o mais importante para garantir a sustentabilidade, que é a sociedade se apropriando dessa agenda e tomando para si essa agenda de conversar e incluir”.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464