O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), avança com as ações para a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas da rede estadual de ensino.
O Ministério da Educação (MEC) publicou no último dia 13 de julho a portaria n.º 521, que institui o cronograma nacional da implementação. Os estados precisam, em 2022, iniciar a execução do novo currículo para essa etapa da educação básica a partir dos primeiros anos, em todas as escolas. Em 2023, deverão ser incluídos os segundos anos até que em 2024 todo o ensino médio esteja no novo formato.
“Nós iniciamos em 2019 uma experiência-piloto em dez escolas da rede, sendo oito urbanas e duas rurais. Essas escolas começaram a experimentar em seu currículo as disciplinas eletivas e o projeto de vida, componentes já vivenciados nas escolas em tempo integral”, explica a diretora de Ensino da SEE, Denise dos Santos.
Ainda segundo a diretora, o Acre já concluiu mais de 85% das ações referentes à construção curricular, está entre os 21 estados cujos referenciais se encontram no Conselho Estadual de Educação (CEE) para análise e atualmente conta com 27 escolas-piloto, em oito municípios.
“Agora entramos numa fase de tomada de decisão. Uma decisão que tem sido construída de forma integrada, porque impacta em todos os setores. O desafio é até muito maior do que o que parece, mas tenho certeza que iremos dar conta”, afirma a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Socorro Neri.
Em setembro de 2020, foi criado o Comitê de Implementação do Novo Ensino Médio, por meio da portaria n.º 1527, republicada com atualizações no mês de julho deste ano. Sob a presidência da titular da SEE, Socorro Neri, a equipe tem se reunido semanalmente para alinhar ações estratégicas a fim de viabilizar a implementação.
O comitê envolve setores da secretaria como Planejamento e Orçamento, Lotação, Manutenção, Transporte e Alimentação Escolar, entre outros, e o Conselho Estadual de Educação (CEE). Entre os principais objetivos dos encontros, estão o fortalecimento do trabalho integrado entre as equipes e organização das próximas etapas, a partir do cronograma estabelecido pelo MEC.