Para sensibilizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente foi realizado um mutirão de limpeza do Rio Acre pelo Corpo de Bombeiros do Acre e uma blitz ambiental como ações de sensibilização da campanha Lixo Zero – Põe a Mão na Consciência, do Acre Solidário, na manhã desta quinta-feira, 15, nas imediações da ponte metálica.
Estiveram presentes à atividade a primeira-dama Marlúcia Cândida, coordenadora da campanha, a secretária de Turismo, Rachel Moreira, o secretário de Educação, Marco Brandão, do Meio Ambiente, Edegard de Deus e o coronel Roney Cunha, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros. Os representantes do Instituto Ecumênico, padre Massimo Lombardi e pastor Afonso Geber, estudantes, bombeiros-mirins e agentes de trânsito do Detran também participaram da ação.
Na abertura, o coronel Roney Cunha explicou sobre o mutirão de limpeza e aproveitou para falar da responsabilidade de cada cidadão com o meio ambiente.
“Todos no estado precisam aderir a essa cultura da limpeza proposta pela Campanha Lixo Zero. E nós, como agentes públicos temos o dever de cuidar da nossa cidade, rios e florestas. É um processo de conscientização que o governo e o Acre Solidário vêm adotando. O homem, ao longo do tempo, vem degradando o meio ambiente, desmatando, jogando lixo nos rios, o que só prejudica o futuro de gerações. Nós estamos dando a nossa colaboração como cidadãos”, disse.
Para saudar o trabalho dos bombeiros e os presentes, o padre Massimo Lombardi e o pastor Geber proferiram orações e palavras de incentivo.
Marlúcia Cândida convidou a população para se juntar à campanha Lixo Zero. “Fizemos questão de trazer os estudantes, gestores do turismo, meio ambiente e educação, o Instituto Ecumênico, os bombeiro mirins, instituições sociais, com a ideia de que se comece a se colocar em pauta o assunto, além chamar à responsabilidade cada um de nós”.
A importância da conscientização sobre o cuidado com o lixo que é produzido também foi outro ponto tocado pela primeira-dama. “O lixo pode ser um papel e até uma geladeira, e as pessoas pensam que podem despejar em qualquer canto, pois a natureza vai se encarregar de tudo. Mas temos que entender que não é um problema da natureza, é nosso, ou tomamos essa consciência e cuidamos de maneira correta ou então iremos pagar um preço muito alto. No meio da Amazônia, no maior pulmão do mundo, iremos destruir nossa maior riqueza”.
A ação também contou com o apoio e participação de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Lions Club, Central de Apoio às Entidades de Saúde (Cades), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Pelotão Ambiental do Acre.
Blitz ambiental
Como parte da Campanha Lixo Zero foi realizada uma blitz ambiental pelos bombeiros-mirins e agentes de trânsito do Detran, nos sinais da Getúlio Vargas e Rua Epaminondas Jácome. Foram distribuídas sacolinhas de lixo para carro.
“Muitos comem no carro e acabam jogando lixo pela janela nas ruas. Quando chove vai para onde esse lixo? Temos que fazer a nossa parte”, disse Rainan Rodrigues, bombeiro mirim.