Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre vai implantar declaração online de vacinação contra aftosa – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre vai implantar declaração online de vacinação contra aftosa

Rebanho bovino acreano é superior a 2,8 milhões de animais e segunda etapa de vacinação começa no dia 1 de novembro (Foto: Leônidas Badaró)
Rebanho bovino acreano é superior a 2,8 milhões de animais, e a segunda etapa de vacinação começa no dia 1 de novembro (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), prepara uma novidade que vai facilitar a vida de quem é criador de gado.

O estado, vai ser o segundo do país a implantar a declaração online de vacinação contra a febre aftosa. Atualmente, após o período de vacinação, o produtor rural tem 15 dias para, obrigatoriamente, ir até um dos escritórios do Idaf comprovar, por meio da entrega de uma declaração, que imunizou seu rebanho.

Com a adoção da nova tecnologia, o pecuarista não vai mais precisar se deslocar até uma unidade do instituto para o procedimento declaratório.

Com poucos cliques, usando a internet em qualquer lugar do mundo, será possível comprovar a vacinação.

Torres e Ronaldo Queiróz, viajam ao Paraná onde definem os últimos detalhes para a implantação da declaração online de vacina contra a aftosa no acre (Foto: Leônidas Badaró)
Torres e Ronaldo Queiróz viajam ao Paraná, onde definem os últimos detalhes para a implantação da declaração online de vacina contra a aftosa no Acre (Foto: Leônidas Badaró)

O diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiróz, viaja nesta terça-feira, 18, para o Paraná, único estado a implantar o sistema, com o objetivo de discutir os detalhes para iniciar a declaração online no Acre.

“Nosso objetivo é facilitar a vida dos produtores. Seremos recebidos pela direção da Agência de Defesa do Paraná, para que possamos implantar essa inovação no Acre já nas próximas semanas.”

Quem o acompanha na agenda no Sul do país é o coordenador do programa estadual de combate à aftosa do Idaf, Jean Carlos Torres, que explica que o produtor não vai precisar fazer nenhum novo cadastro para utilizar a ferramenta.

“O produtor que já tem cadastro e já faz algum serviço de forma eletrônica como é o caso da GTA [Guia de Trânsito Animal], vai poder, com a mesma senha, fazer a declaração online.”

Parceria entre governo e pecuarista faz a diferença

O Acre, com um rebanho bovino estimado em mais de 2,8 milhões de animais, há 11 anos é reconhecido, pela Organização Mundial de Saúde Animal, como zona livre da febre aftosa.

O sucesso é resultado da parceria entre o poder público e os criadores. No ano passado, a parceria com o Fundepec já permitiu a criação do serviço que permite a emissão de forma eletrônica da GTA.

“Vamos fazer com que o produtor também não precise mais ir até o Idaf apresentar a declaração de vacina. De onde ele estiver vai poder acessar o serviço. Mais uma vez, como já fizemos com a GTA, estamos apoiando o governo para levar a tecnologia até o produtor rural”, destaca Alcídes Teixeira, presidente do Fundepec.

A segunda etapa de campanha contra a febre aftosa, quando o serviço da declaração online já entra em testes, será de 1º a 30 de novembro.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464