Um aluno da Escola Estadual Fábrica de Asas, que funciona no Complexo Penitenciário de Rio Branco, ficou em terceiro lugar nas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado foi divulgado em janeiro deste ano.
O apenado R.S.L., de 32 anos, ficou bastante feliz e esperançoso quanto ao seu futuro. “Se eu ainda tiver uma oportunidade em estudar eu vou fazer de tudo para ter um futuro melhor e mudar de vida”, afirmou.
Atualmente, ele cumpre pena na unidade de regime fechado nº 1 de Rio Branco.
A diretora da escola, Eleni Melo, acredita que a educação pode transformar a história de vida desses jovens. “A educação possui um importante papel ressocializador no contexto prisional”.
Margarete Frota, chefe da Divisão de Educação Prisional do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), reforça que a educação pode proporcionar a esses jovens a possibilidade de perceberem que possuem talentos e que podem investir seu tempo e vida em projetos que os levem em direção oposta ao crime.
Educação nos presídios
A educação é ofertada nos presídios do Acre pela Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE) em parceria com o Iapen. As duas instituições unem esforços para levar educação formal e não-formal para os presidiários do Estado. A modalidade de educação é a de Jovens e Adultos (EJA).
A SEE fornece professores e demais profissionais da educação, bem como o material pedagógico necessário (livros, cadernos, lápis, canetas), e o IAPEN cuida de toda a logística de seleção e avaliação do perfil dos presos para que sejam inseridos na etapa equivalente a seus níveis de escolaridade, bem como a documentação necessária para a efetivação da matrícula e de segurança para que os alunos sejam encaminhados até a sala de aula, garantindo a integridade física tanto dos profissionais envolvidos quanto dos apenados.
Esse esforço do Governo vem dando resultado. De acordo com o Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen), o Acre teve expressivo crescimento no desenvolvimento educacional prisional, com um aumento de 43,69% no ano de 2021.
Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovaçõe. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática.