Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Ageac busca fortalecer o transporte intermunicipal de passageiros – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Rodoviário

Ageac busca fortalecer o transporte intermunicipal de passageiros

A nova gestão da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), trabalha para fortalecer o transporte intermunicipal de passageiros no Acre. Desde que assumiu a presidência, Mayara Lima, vem buscando parcerias para  fortalecer a atividade no Estado.

Em janeiro, a presidente se reuniu com os departamentos estaduais de Trânsito (Detran) e de Estradas de Rodagem (Deracre), e já no dia 1º de fevereiro, conversou com os comandos da Polícia Militar do Acre  e do Batalhão Ambiental. Os encontros tiveram como objetivo reforçar a parceria entre os órgãos no controle e fiscalização das estradas intermunicipais da região.

De acordo com a presidente, a cooperação técnica é importante para fomentar as atividades de fiscalização do transporte e garantir uma eficiência na prestação dos serviços rodoviários. Destacou ainda que melhorar os serviços de transporte nas estradas acreanas é um compromisso do atual governo.

“Desde que assumimos buscamos fortalecer o sistema de transporte para melhorar o atendimento à população, a vida dos condutores e passageiros que trafegam nas nossas estradas, para que façam suas viagens com mais segurança”, destaca.

Além das parcerias que estão sendo retomadas com diversos órgãos, a titular da pasta lembrou que a Ageac está montando as equipes que trabalham em campo no serviço de regulação e controle. “Estamos finalizando a composição da equipe, para retomar a fiscalização das estradas em breve”, explica.

No Acre, só da frota de táxi são 700 veículos devidamente autorizados (Foto: Arquivo Secom)

A Ageac 

A presidente ressaltou ainda que o trabalho que o órgão realiza é fundamental, “porque quando os serviços públicos são bem prestados, o Estado e a sociedade ganham”. Ela ressalta também que a Ageac atua para promover a harmonia entre os interesses dos usuários, concessionários, permissionários, e autorizatários dos serviços púbicos, zelando pelo equilíbrio econômico financeiro do sistema.

A gestora diz que a Ageac está passando por reestruturação para estar mais próximo da população e de suas necessidades.

“Alguns tem a visão de que a Ageac é um setor para multar, repreender e tirar dinheiro para o Estado. E não é! A regulação dos transportes intermunicipais é fundamental, porque temos que lembrar que moramos em uma área de fronteira, e se não fiscalizar entra drogas, armas e até tráfico de pessoas. Fazemos o controle como forma de preservar a vida da população”, explica.

Fiscalizar para preservar a vida

Além disso, a presidente lembrou que a regularização visa reduzir os índices de acidentes nas estradas, porque com ela o passageiro tem a segurança de estar utilizando os serviços em veículos que atendem às normas de segurança. Já que para fazer esse tipo de deslocamento o condutor precisa de autorização do órgão.

Cada meio de transporte tem as exigências específicas para poder circular (Foto: Ascom/Fecomércio/Ac)

Sem a regularização, os condutores que fazem esse tipo de transporte são considerados clandestinos e ficam sujeitos a multas, e até retenção do veículo, caso seja identificado realizando a atividade sem a devida autorização, colocando em risco a vida dos passageiros.

A multa nesses casos, é de R$ 2,359, e enquanto o condutor não se regularizar estará sujeitos as sanções legais. “É uma forma de impedir que pessoas não autorizadas possam fazer esse tipo de transporte, e assim, valorizar quem está dentro da legalidade e proteger nossas estradas”, destaca Lima.

No Acre, por exemplo, só da frota de táxi são 700 veículos devidamente autorizados. Além de vans, ônibus, micro-ônibus e caminhonetes. Cada modalidade tem as exigências específicas para poder circular nas estradas.

Além do transporte, a Ageac, criada em 2003, tem a finalidade de fiscalizar, regular e controlar os serviços públicos referentes à distribuição de água, energia elétrica e telecomunicações.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464