Para reforçar as ações de segurança no estado, cinco policiais militares e um bombeiro militar do Acre estão no Complexo da Maré, conjunto de comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, com homens das forças de segurança local, para participar do primeiro curso de instrução de operações especiais, que se iniciou nesta terça-feira, 10.
O objetivo é receber treinamento do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da tropa de elite da PM do Rio de Janeiro, para atuar de forma incisiva em ações de segurança pública.
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, ressalta que o curso é um passo significativo na qualificação e valorização profissional. “Esse treinamento é um importante aliado na formação de nossos profissionais, ganhamos expertise para atuar de forma rápida e precisa”, diz.
O diretor de Ensino da PMAC, coronel Cristian Moura, relata que, com o curso, “os operadores de segurança poderão atuar em eventos críticos em que haja alto nível de estresse e de cobrança psicológica e física extrema. Eles são testados, treinados em todas as áreas: mergulho, altura e em incursões como essa que estamos fazendo, em áreas de muito risco”.
Após essa atividade, a equipe vai se deslocar para Salvador (BA), onde durante três semanas os operadores de segurança do Acre vão receber instruções também do Bope da Bahia.