Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Agentes e técnicos do sistema socioeducativo iniciam capacitação do Sinase – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Agentes e técnicos do sistema socioeducativo iniciam capacitação do Sinase

Com carga horária de 168 horas, a capacitação deve abranger todo o sistema socioeducativo (Foto: Brenna Amâncio/ISE)
Com carga horária de 168 horas, a capacitação deve abranger todo o sistema socioeducativo (Foto: Brenna Amâncio/ISE)

O governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Escola do Servidor Público do Acre (Fespac), quer disponibilizar para as equipes do sistema o conhecimento teórico e específico sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A primeira fase do Curso de Capacitação de Operadores do Sinase para agentes e técnicos do sistema socioeducativo, com carga horária de 168 horas, iniciou nesta segunda-feira, 24, na Escola do Servidor. Inicialmente, serão quatro turmas em Rio Branco, totalizando 100 participantes. No segundo momento, a Liberdade Assistida também será incluída na capacitação.

A professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Maria Fernanda Adimari, é uma das ministradoras da formação – há seis anos ela desenvolve trabalhos nessa área. Além disso, a docente coordena vários projetos e o programa Escola de Conselhos, que abriga todos os cursos dos Direitos Humanos. Maria recorda do período em que o sistema ainda tinha uma visão carcerária.

A parceria com a Fespac garante que os servidores do ISE realizem as aulas na Escola do Servidor (Foto: Brenna Amâncio/ISE)
A parceria com a Fespac garante que os servidores do ISE realizem as aulas na Escola do Servidor (Foto: Brenna Amâncio/ISE)

“Hoje, com a lei Sinase, é que o Brasil está se mobilizando para formar socioeducadores. Muitas vezes eles, que já vêm realizando o trabalho, não têm essa discussão e reflexão. Portanto, o curso é o momento de rever a prática, buscar a fundamentação, entender a questão legal das coisas. Nós já fomos ao Amazonas, Maranhão, Paraíba e no Mato Grosso do Sul. É importante que todos os estados tenham a formação. Com isso, esperamos melhorar o atendimento ao adolescente”, aponta.

A ação é oriunda de um convênio com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

As aulas são realizadas em dois turnos. Pela manhã, das 8 às 12h15, e pelo período da tarde, das 14 às 18h15, na Escola do Servidor. Entre os principais estudos a serem debatidos em sala de aula estão às práticas e metodologia de atendimento em meio fechado, o Plano Individual de Atendimento (PIA) e a segurança no sistema socioeducativo.

Posteriormente, o curso será implantado nos municípios de Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, locais onde existem Centros Socioeducativos no Acre.

Segundo o presidente do ISE, Henrique Corinto, a oportunidade da capacitação reafirmará a qualidade do trabalho já desenvolvido no sistema. “É uma base que todos os participantes podem usar e acrescentar na execução das tarefas”, afirma.

A presidente da Escola do Servidor, Heloísa Pantoja, acredita que ações como essa geram resultados significativos. “Cada vez mais o governo do Estado mostra, por meio de ações concretas, o quanto é importante investir na formação e capacitação dos servidores”, observa.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464