No fim da tarde de quarta-feira, 11, agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) apreenderam 32 carteiras falsas de acesso aos presídios, utilizadas por mulheres para visitar detentos em Rio Branco.
Por meio de denúncia anônima, a direção do Iapen soube que uma mulher estava entrando no presídio, durante o horário da visita, com uma carteira falsa de identificação do visitante. A partir daí, foi iniciada uma investigação que identificou outras mulheres que utilizaram a mesma estratégia para entrar na penitenciária da capital acreana.
A direção do Iapen informou que, após a checagem no sistema e a constatação de que a mulher não estava cadastrada para visita, outras carteiras de identificação também foram analisadas. Os agentes perceberam que os códigos de barras das identificações eram todos iguais.
“Após a identificação dessas mulheres que tentavam entrar no dia de visitas com carteiras falsas, algumas confessaram o crime e revelaram ter pagado cerca de 500 reais por cada falsificação”, afirmou o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel.
Todas as mulheres que estavam envolvidas na falsificação foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (Defla), para que as providências sejam tomadas. Das 32, uma era menor de idade e foi encaminhada à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). As envolvidas serão indiciadas por uso de documento público falso, conforme artigo 304 do Código Penal.
Hessel disse ainda que o Iapen irá abrir uma sindicância para apurar se houve participação de algum servidor do instituto.