Os produtores rurais de Manoel Urbano participaram nesta quarta-feira, 13, de um dia de campo destinado a discutir técnicas que melhoram a produtividade do café e da banana.
O evento, realizado pela Secretaria de Agropecuária (Seap), foi realizado em uma propriedade às margens da BR-364 e contou com a presença de 200 produtores rurais. O município é hoje o quarto maior produtor de café do Acre. Em 2014, a produção alcançou 72 toneladas.
Com o apoio do governo, com a doação de mudas e assistência técnica, o café se consolidou como alternativa de melhoria da vida dos produtores.
João Batista, conhecido como “Mineiro da Pamonha”, foi o anfitrião do dia de campo. Ele conta que veio passear na região dois anos atrás. “Meu arrependimento é não ter vindo para cá há dez anos. Essa terra é boa demais para produzir”, conta.
E não é apenas João que comemora a parceria entre produtores e governo na cultura do café. Marta Nascimento é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manoel Urbano, que possui mais de três mil associados. “Fazia muito tempo que não se via uma atividade desse porte no município. Com essa parceria, a tendência da produção de café é crescer ainda mais”, explica.
Técnicas simples que melhoram a produção
Também houve espaço para o ensino de técnicas de combate à principal doença que atinge os bananais. O engenheiro florestal Alexa Elias de Paula, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), foi o responsável por repassar algumas técnicas que previnem e combatem a doença.
“Esse sucesso é resultado de muitas mãos – do nosso coordenador da Seap aqui em Manoel Urbano, José Augusto, da parceria com o sindicato e, principalmente, do desejo desses agricultores de produzir cada vez mais. Saímos daqui satisfeitos com o dia de campo”, destaca Rômulo Branco, coordenador da cadeia produtiva do café da Seap.