Um lugar onde todos esbanjam alegria e se expressam como se tivessem algo extraordinário para dizer ao mundo.
Essa explosão de energia e atitude é uma das características mais evidentes dos alunos da Escola Estadual Alcimar Nunes Leitão, segunda colocada do Prêmio Gestão Escolar 2015, etapa estadual.
“Aqui parece uma extensão da nossa casa. A direção, juntamente com os professores, tenta fazer com que cada aluno se sinta confortável para aprender e interagir”, enfatizou a estudante Sabrina Leal.
Para a aluna Rebeca Agiolfi do 9º ano, a maior qualidade da escola é a dedicação dos professores. “Eles nos incentivam a descobrir nossos talentos diariamente. A gente percebe que se preocupam em nos preparar para o futuro de todas as formas possíveis”, conta.
Retrato da escola
Para concorrer ao prêmio, foi apresentada a rotina da escola: desde os planejamentos pedagógicos a reuniões de pais. “Tudo que nós colocamos na inscrição é o retrato da nossa escola. Porque desenvolvemos muitas atividades e achamos que as práticas exitosas precisam ser partilhadas”, destacou a diretora Vaneide Marim.
De acordo com a gestora, o resultado é fruto da atuação democrática e participava de toda a comunidade escolar, pois a divisão de tarefas aliada ao fator relacionamento humano no ambiente escolar é o grande destaque do trabalho.
Para a professora de português Luzia Argolo, o prêmio consolida o trabalho realizado durante anos, desenvolvendo o protagonismo dos alunos. “O foco é a melhoria do aprendizado. Priorizamos o respeito a individualidade, porque quando nos preocupamos com o lado afetivo, conhecemos o aluno e a gente trabalha melhor”, destacou.
Atualmente a escola atende cerca de 800 alunos, entre fundamental e médio. Localizada no Conjunto Universitário II, da capital do Acre.