Incentivando o aprimoramento dos estudantes da rede pública de ensino e da comunidade em geral, o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia vem oferecendo cursos que trabalham com raciocínio lógico e solução de problemas.
Entre eles, está a oferta do xadrez, modalidade competitiva que ganha cada vez mais força na capital. Atualmente, são atendidos 50 alunos pelo instituto, que desenvolvem as habilidades no esporte por meio de encontros e competições dentro e fora do Centro de Referência e Inovações para Educação (Crie).
Os encontros também intensificam os enxadristas acreanos para o torneio de xadrez “IRT AQUIRY”, que será realizado no Acre pela Federação de Xadrez Acreana (FXA) com apoio do instituto e participantes de várias partes do Brasil, no dia 19.
“O apoio ao evento é parte da missão do instituto, que é incentivar o desenvolvimento da rede escolar e da comunidade. A competição também vale pontos para o Rating Fide (sigla da Federação Mundial de Xadrez) e para a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX)”, explicou Alessandro Nasserala, coordenador do instituto.
Entre os interessados no torneio, está Ellen Fernandes, 15, aluna do ensino médio e campeã da categoria Júnior na primeira edição do Torneio Acreano de Xadrez René Descartes. “Vai ser emocionante participar de desafios com competidores vindos de todo o país. Espero aprimorar ainda mais minhas habilidades”, declarou.