Os estudantes Ana Luiza Figueiredo da Costa e Ythalo Matheus Menezes Brasil, do Instituto São José, em Rio Branco, são os finalistas acreanos da 13ª FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia). O Projeto Usina Termoelétrica Sustentável foi orientado por Marcos Whisley Viana Nobre e Vanúcia Nunes Valente Calixto.
O trabalho é resultado da participação dos estudantes na 17ª edição da SBPC Jovem e Mirim, realizada no Acre, em 2014. “O que queremos é que o aluno, desde a educação básica, comece a fazer pesquisa e esteja familiarizado com produção científica”, destacou Cleide Prudêncio, diretora de inovação da Secretaria de Educação e Esporte do Acre.
O grupo já está na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), onde é realizada a feira, de 17 a 19 de março. Lá, 746 estudantes de ensino fundamental, médio e técnico, de todo o Brasil, apresentam 332 projetos em Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia e suas aplicações.
Uma das atividades propostas é divulgar o evento por meio de curtidas. Caso tenham maior número, os acreanos serão os vencedores na votação popular subcategoria “Eletrotécnica”.
Para votar é só curtir a página no ícone do Facebook logo abaixo do nome do projeto Usina Termoelétrica Sustentável. http://bit.ly/1EWcKOk
Sobre o Projeto
O projeto “Usina Termoelétrica Sustentável”, com reutilizador de cinzas para a produção de fertilizante agrícola e produção de arte, tem por finalidade apresentar mecanismos de reutilização das cinzas oriundas da queima da madeira utilizada nos geradores a vapor e nas usinas termoelétricas. Os resíduos que seriam diretamente liberados pela fumaça serão reutilizados na produção de arte e de adubo para a utilização agrícola.