Os alunos do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que são acadêmicos de Música da Universidade de Brasília (UnB), em Rio Branco, realizaram nesta segunda-feira, 3, a culminância do projeto “Sons, Ritmos e Cantos no compasso da Educação Especial” com os estudantes do Centro de Educação Especial Dom Bosco.
A primeira parte do projeto foi a confecção, por parte dos alunos do Dom Bosco, dos instrumentos musicais aos quais eles iriam tocar. A segunda parte, a culminância, foi exatamente a musicoterapia, onde eles tocaram os instrumentos confeccionados no decorrer do processo.
O projeto iniciou em março do ano passado e tem a ver com as aulas complementares dos acadêmicos, uma forma de fazer com que eles tivessem uma vivência com a docência. “Procuramos fazer uma interferência mínima com os alunos do Dom Bosco para que eles pudessem fazer o máximo”, afirma o estudante de Música, Marcos Thadeu Soares de Melo.
O coordenador, professor Luiz Morais, destacou que o projeto surgiu dentro do Polo UAB em Rio Branco pensando exatamente no que poderia ser feito para melhorar e aprimorar o trabalho dos acadêmicos de Música. “Queríamos estimular a vida dos acadêmicos fora do Polo. Começamos esse projeto no ano passado e retomamos agora para finalizar, e teve todo um processo, desde a confecção dos instrumentos, que os alunos começaram do zero, que foi o processo da arteterapia, até chegar a esta culminância, que é a parte da musicoterapia, onde eles tocam os instrumentos elaborados”, explicou o coordenador.