A escola de ensino fundamental Marilda Gouveia Viana deu início, no último sábado, 7, à primeira etapa da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A Conferência, que traz a temática “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, envolve toda a comunidade escolar, na qual estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável.A etapa escolar da Conferência aprofunda o debate sobre a preservação da água e recursos naturais. A instituição reuniu aproximadamente 856 crianças, adolescentes e adultos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de pais e familiares dos estudantes na apresentação do projeto, no último fim de semana, assistindo palestras, apresentação do plano de ação em prol da água e a escolha do aluno delegado para representação nas próximas etapas.
“Esse é um trabalho que já faz parte do nosso plano pedagógico e vimos que tem um grande benefício para a escola e a comunidade vizinha. Nós iniciamos essa fase do projeto, mas sempre pensando em dar continuidade ao plano de preservação da água”, disse o coordenador de ensino da escola, Christian Moraes.
Este processo da etapa escolar busca promover a reflexão e o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, na escola e seu entorno.
De acordo com o professor de Ciências, José Souza, disciplina que encabeça este plano de ação, em sala de aula é elaborado um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais pesquisados, a ser colocado em prática durante o evento. “A ideia principal é fomentar a conscientização em nossos alunos que, consequentemente, passarão a conscientizar os pais, irmãos e amigos sobre os cuidados com a água e o meio ambiente”, afirma.
A estudante do 8º ano, Karolayne Souza, sonha em se tornar delegada da escola para representar o Acre na Conferência estadual e nacional. “Vejo muitas pessoas poluindo nosso meio ambiente e quero conscientizá-las sobre os prejuízos que elas causam ao planeta com atitudes assim. Quero conscientizar para melhorar a qualidade de vida na escola e fora também”, diz.
Aos 11 anos, Jairo das Chagas já se preocupa com o futuro de sua geração. “Me considero capacitado para representar a escola nesse projeto, pois sei que a água é muito importante para a vida. Pretendo ir às ruas, com um mutirão, limpar o que está poluído e as margens dos rios e igarapés”, garante.
CNIJMA
Esta etapa da conferencia é obrigatória a todas as escolas participantes, devendo ser realizadas até 14 de abril de 2018. Fica a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 17 de abril de 2018. Ao final, 370 adolescentes, de 11 a 14 anos, irão para Brasília na etapa final do projeto.
Cronograma
Conferência na Escola – Até 14 de abril de 2018 (Aqui a escola dará o primeiro passo participar da V CNIJMA)
Conferência municipal – Esta é uma etapa opcional e será definida pela Comissão Organizadora Estadual (COE)
Conferência estadual – Até 9 de maio de 2018 (Fique por dentro da programação no seu estado)
Conferência nacional – 15 a 19 de junho de 2018 (Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas)