Em cada rosto, um olhar de concentração e garra. Nos bastidores, os últimos preparativos, expectativa e contagens de passos. Os alunos entram para uma apresentação de 20 minutos e saem entre lágrimas e sorrisos, colhendo os resultados da dedicação de meses de ensaio.
No primeiro dia de competição do 13º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, apresentaram-se doze escolas públicas, todas da categoria Percussão Marcial. A criatividade começa nas escolhas musicais, teve desde a 9ª Sintonia de Beethoven, Zezé di Camargo e Luciano a sucessos internacionais de intérpretes como Adele e Miley Cyrus.
“Resgatamos o campeonato porque acreditamos na importância da arte nas escolas públicas. As fanfarras estimulam o conhecimento socioemocional. E percebemos que este é um grupo de estudantes que participam ativamente nas atividades escolares, um perfil que queremos continuar incentivando”, destaca o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão.
A baliza da Escola Estadual Berta Vieira de Andrade, Elissandra Pontes, conta: “Estou muito feliz de a gente ter chegado até aqui. Esse é meu hobby, é onde estou com meus amigos, e essa união faz toda diferença nas nossas vidas”.
A harmonia está na marcha, ritmo, indumentárias, que se somam ao esforço pela possibilidade de representar o estado em outras oportunidades. Mobilização que reúne os diretores, familiares e a comunidade escolar na torcida pelas corporações.
A competição segue neste sábado, com a apresentação das demais categorias, a partir das 16 horas, no Ginásio do Sesi.