O ano letivo da rede pública estadual de ensino iniciou na manhã desta segunda-feira, 17, com uma boa noticia: a inauguração da Escola de Ensino Fundamental Marina Vicente Gomes, que irá atender moradores do bairro Boa União. A nova escola está preparada para atender 1.400 alunos, distribuídos no Ensino Fundamental, Poronga e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Exceto as escolas Samuel Barreira, Darcy Vargas, Humberto Soares, Berta Viera e Natalino Brito, que estão em reforma, todas as outras escolas da rede pública iniciaram as aulas hoje.
Só em Rio Branco e região do entorno, considerando-se a rede estadual e a rede municipal de escolas públicas, foram disponibilizadas, para 2014, 6.190 novas vagas, sendo 2.143 na rede estadual e 4.047 na rede municipal de Rio Branco. Ao todo, no Estado, foram mais de dez mil novas vagas oferecidas para atender a população que necessita da educação pública.
Para o secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, o ano letivo começa bem quando todos os esforços são voltados para facilitar a vida da comunidade escolar. “Nossa missão como gestores é assegurar um dos direitos básicos, garantidos em lei: o acesso à educação. Todos os esforços são voltados para oferecer uma educação de qualidade na rede pública de ensino”, destacou.
Diferentemente de anos anteriores, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) se empenhou em contornar o problema de falta de professores. Para isso, iniciou na semana passada com a posse dos novos colaboradores, fruto do último concurso público, realizado no fim do ano passado. Mais de mil novos professores tomaram posse em Rio Branco e nas demais cidades do Acre.
A dona de casa Aleany Rodrigues, mãe de dois alunos que irão estudar na Escola Marina Gomes, disse se sentir orgulhosa por ter seus filhos na rede pública. “A organização e a boa comunicação da direção com os pais fizeram com que eu tivesse a certeza de que aqui é o lugar ideal para meus filhos estudarem”, disse.
Emocionada, Mirtes Ferreira, filha de Marina Vicente (in memoriam), ressaltou sua alegria por ver o nome de sua mãe na escola. “É um orgulho para nós constatarmos o esforço do governo em oferecer uma educação de qualidade. Temos a certeza que dessa escola sairão bons frutos para a sociedade acreana”, relatou.