Um projeto que visa facilitar, por meio de um aplicativo de Quiz, os estudos das pessoas que pretendem prestar Enem ou concurso. Essa foi a proposta do Game Mentor, a iniciativa vencedora do quarto Hackathon Universitário, promovido nos dias 7 e 8, na Instituição Federal do Acre (Ifac).
Após 24 horas de maratona, designers, programadores, administradores e demais interessados na área de tecnologia e inovação apresentaram seus projetos para o júri. O primeiro lugar ganhou, além do troféu, 30 horas de consultoria na Fabriq e no Sebrae Lab e acompanhamento pela encubadora do Ifac.
“Eu já tinha essa ideia há algum tempo, mas não tinha tido a oportunidade de colocá-la no papel e transformar em um projeto real. Quando vim participar, não esperava que fôssemos ganhar, mas hoje estamos aqui, e a sensação é de dever cumprido”, destacou o administrador do Game Mentor, Esmaily Peixoto.
O segundo lugar ficou com a equipe Agende Saúde, que propõe agendamento fácil nos postos de saúde. A equipe ganhou 20 horas de consultoria na Fabriq e acompanhamento na encubadora da instituição. Já o terceiro lugar ficou com o Look, sistema que visa dar aos pais um monitoramento escolar individual dos alunos por meio de aplicativo. O grupo ganhou 10 horas de consultoria.
Promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), o Hackathon já vem ocorrendo ao longo do ano em outros locais – Universidade Federal do Acre (Ufac), União Educacional do Norte (Uninorte) e Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao) –. A Faculdade Meta será a próxima a receber o evento.
“Ficamos felizes pela quantidade de participantes que estamos recebendo ao longo destes Hackathons. Tivemos grandes ideias de negócios que poderão ir longe, e com a ajuda dos parceiros nas consultorias, poderão, talvez, estar no mercado em breve”, afirma o diretor de Modernização Administrativa da Sect, André Gasparine.
Desta vez, o Hackathon foi realizado dentro da programação do Techweek, evento idealizado pelo Ifac, que ocorre desde o dia 5. De acordo com a reitora da instituição, Rosana Cavalcante, foram promovidas durante o evento palestras, mesas redondas e minicursos: “A partir dessas iniciativas, bons resultados poderão ser colhidos por esses jovens no futuro”.
O Hackathon conta, ainda, com apoio do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e parceria das empresas Dydyo Refrigerantes, Café Contri, Dudy Alimentos, JN Jarude, DTec, Digicópias, The Place, Fabriq, JB Grill, Grupo Ribeiro e Grupo Petrópolis.