Nem mesmo a chuva inibiu a alegria dos foliões rio-branquenses neste sábado, 10, de Carnaval. A segunda noite da maior festa popular brasileira foi marcada pela tradicional apresentação do bloco Jabuti Bumbá, no palco do Novo Mercado Velho.
Com ritmo e gingado, o Jabuti Bumbá conta a história da floresta, do folclore acreano e desperta atenção da sociedade para a defesa do meio ambiente. A novidade da noite foi a música “Curupira”, canção recém-lançada e que já caiu na graça do público, que cantou e dançou junto.
A assistente social Carla Matos, 46 anos, sempre prestigia os eventos culturais na cidade. “Sempre venho com a minha família tanto no Carnaval, quanto nas feirinhas de economia solidária, pois a cultura é importante para o desenvolvimento social, emocional e também econômico de uma sociedade”, frisou a acreana, que fez questão de levar os filhos e o sobrinho para acompanhar a festa.
Segundo o presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Sérgio de Carvalho, o Novo Mercado Velho é o espaço do tradicional e do encontro gerações. “A gente percebeu a necessidade de preservar as nossas manifestações culturais acreanas, espontâneas, porque o Mercado Velho é palco para isso. Aqui também será o encontro do carnaval tradicional com o contemporâneo. Toda a programação é pensada para ser um local de resistência da nossa cultura”, salientou.
Sobre o Carnaval
Em Rio Branco, a programação de Carnaval é promovida pela Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o governo do Estado. São 16 pontos de festividade e muita alegria.
Em decorrência da forte chuva que caiu sobre Rio Branco neste sábado, a apresentação do grupo Maracatu Nação Pé Rachado foi adiada para o domingo, 11.