Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Área de Proteção do Lago do Amapá celebra 12 anos de preservação ambiental – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Conservação

Área de Proteção do Lago do Amapá celebra 12 anos de preservação ambiental

Rica em biodiversidade, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá, localizada em Rio Branco, celebra nesta terça-feira, 26, doze anos de criação e conservação ecológica.

Gerida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a unidade de conservação de uso sustentável permite a coexistência de áreas de interesse para preservação e atividades socioeconômicas urbanas e rurais. Ao todo, 190 famílias vivem no local em comunhão com o meio.

Rio-branquenses recorrem ao local para realizar atividades de integração com o meio (Foto: Kennedy Santos/Secom)

A APA do Lago do Amapá destaca-se por adequar as atividades econômicas e a conservação do espaço, garantindo ao mesmo tempo desenvolvimento sustentável e qualidade de vida aos comunitários.

Com 5.208 hectares de extensão, a unidade de conservação caiu na graça dos rio-branquenses que recorrem ao local para realizar atividades de integração com o meio, como trilhas e piqueniques.

Mirna Caniso, gestora da APA, observa que a área se diferencia por possuir uma gestão de caráter dinâmica do território, moldável pelas contribuições políticas e socioeconômicas.

“A perspectiva de gestão da APA é diferenciada, pois contribui com a mobilização e sensibilização para o ordenamento territorial, que se desenvolve através da interlocução direta com o poder público local, partilhando uma gestão mais ampla do território, inclusive em áreas privadas”, salienta a gestora.

Com 87% de floresta nativa, o Acre concentra 22 Unidades de Conservação (UCs) e 36 Terras Indígenas reconhecidas – 47,9% do território protegido por lei.

Processo de criação

A unidade de uso sustentável foi implementada em 2005, na gestão do então governador Jorge Viana. A proposta de transformar o local em uma área de proteção ambiental partiu da comunidade e foi amplamente apoiada pelo Estado.

Outro parceiro gestor importante é o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Lago do Amapá. Com a missão de propor projetos que garantam os atributos sociais, ambientais, paisagísticos e de proteção da UC, o organismo é atuante e faz a diferença no processo de cogestão.

Promoção de atividades de educação ambiental é comum na UC (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Perspectivas para 2018

Com o crescimento do turismo de base comunitária no local, para 2018 a Sema planeja realizar a sinalização da unidade, em parceria com o coletivo Travessias na Floresta que tem estimulado a promoção da Trilha do Lado do Amapá. A procura por trekking na APA se reflete no aumento da demanda da oferta de serviços, fomento o ecoturismo e a geração de emprego e renda na comunidade.

A área de proteção ambiental também é utilizada para estudo e pesquisas científicas, pelas academias e instituições de ensino.

Leia também: Trilha do Lago do Amapá é ponto turístico para amantes da natureza e trilheiros


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464