Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Artesanato acreano inova como produto com identidade, criativo e design – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
avanços

Artesanato acreano inova como produto com identidade, criativo e design

O artesanato acreano cada vez mais ganha espaço no mercado. Isso se deve, principalmente, ao estudo de um conceito, pesquisas e desenvolvimento mais específico de uma elaboração com traços exclusivos que é o design.

No Acre, com a política de promoção para o setor desenvolvida pelo governo do Estado, trabalhando eixos como formação, difusão e produção, os avanços foram significativos nos últimos quatro anos, com investimentos superiores a R$ 3,5 milhões no setor.

Um dos diferenciais, no eixo formação, foi o projeto Clínicas de Design, responsável por estimular mais de 40 artesãos a desenvolverem um novo design em seus produtos. O grupo aprimorou a elaboração das peças e a identidade cultural e criou um conceito inovador.

Peças em madeira, cerâmica, palha, fibra, látex, algodão, sementes  e outras matérias-primas compõem uma coleção criativa resultante do trabalho de imersão nas clínicas de design.

A iniciativa é fruto do convênio Artesanato Sustentável, celebrado entre o governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual de Artesanato da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), e o Sebrae no Acre, com o apoio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida.

Ao todo, foram criadas 300 peças, compondo uma coleção criativa que foi comercializada em feiras e rodadas de negócios.

Segundo Marlúcia Cândida, o artesanato acreano nos últimos quatro anos vem ganhando novos mercados.

“É um marco essa nova fase do artesanato acreano. São produtos com a nossa identidade e história cultural, elaborados por artesãos de dentro da própria floresta ou nos centros urbanos. Divulgam a nossa cultura, onde os saberes tradicionais e a floresta são fundamentais para o atrativo e a prospecção de novos mercados”, disse.

Para a artesã Rodney Paiva, as clínicas de design apresentam para o empreendimento o estímulo a novas criações de produtos. Ela é premiada nacional e internacionalmente por seu trabalho em desenvolver peças em madeira e sementes como jarina, açaí, paxiúba, tucumã e outras.

Marlúcia Cândida é uma das consultoras para a promoção do programa do artesanato acreano (Foto Diego Gurgel)

“Essa imersão proporcionou todo um cuidado de como elaborar os produtos, o acabamento. Para o meu empreendimento, foi muito importante porque toda a coleção estará em catálogo. É uma forma de abrir as portas para o mercado”, disse.

Clínicas de design

O processo das clínicas foi aplicado pelas consultoras em design Mazarelo Carneiro e Rosângela Curty, do Sebrae de Minas Gerais.

“Começamos fazendo uma inserção conceitual de história local, de identidade, não só enquanto história, mas que matérias-primas temos. Os artesãos foram convidados a usar todos esses conceitos. A partir daí, procuramos estimulá-los para que desenvolvessem não apenas um produto com identidade, mas criativo e de forte apelo e de mercado competitivo. O resultado é gratificante”, comentou Mazarelo.

Catálogo de produtos

A próxima etapa desse projeto é o lançamento do catálogo que estará disponível neste mês de dezembro nos  sites da Coordenação Estadual de Artesanato, Sebrae e Agência Notícias do Acre.

Iconografias, imagens, conceitos, histórias e tradições acreanas são os elementos trabalhados nas coleções.

“O catálogo servirá, entre outras, para apresentação dos produtos e divulgação para lojistas, clientes e ainda em eventos de comercialização do artesanato brasileiro e nas exposições internacionais. É mais uma ferramenta de acesso para clientes de todo o Brasil e de outros países. Uma vitrine do nosso artesanato”, explicou Wanderson Lopes, coordenador do artesanato da SEPN.

Acre, Made in Amazônia

As peças levam a marca Acre, Made in Amazônia, que está sustentada no tripé de três valores: respeito à floresta, inovação social e desenvolvimento econômico. A ideia é comunicar o Acre com o Brasil e com o mundo caracterizando a proveniência amazônica de seus produtos, tornando-os conhecidos como garantia de qualidade e sustentabilidade.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464